13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Servidores estaduais impedem deputados de entrar na Assembleia Legislativa

Protesto acontece contra o projeto de reestruturação do IPE Saúde, previsto para ser votado hoje

20/06/2023 às 11h08 Atualizada em 21/06/2023 às 08h39
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
Presidente da Assembleia tenta negociar com manifestantes para liberação do acesso a deputados no Legislativo
Presidente da Assembleia tenta negociar com manifestantes para liberação do acesso a deputados no Legislativo

Os deputados estaduais gaúchos foram surpreendidos na manhã desta terça-feira, 20 de junho, com uma grande manifestação de servidores públicos nas portas da Assembleia Legislativa e do Palácio Piratini em Porto Alegre. Trabalhadores de diversas categorias estão protestando contra o projeto reestruturação do IPE Saúde, previsto para ser votado hoje. Eles bloqueiam as entradas do parlamento gaúcho, impedindo a entrada de funcionários e deputados.

Os servidores públicos estaduais chegaram na Praça da Matriz, no Centro Histórico de Porto Alegre, ainda durante a madrugada. Foram montadas barracas e colocadas faixas em frente ao Palácio Piratini e a Assembleia Legislativa. Desde às 8h, carros de som também são utilizados com palavras de ordem no local.

O presidente da Assembleia, deputado Vilmar Zanchin (MDB), criticou a postura dos servidores. Zanchin destacou que irá procurar os líderes da manifestação para dialogar em busca de uma saída para o impasse, mas ressaltou que se não houver acordo irá acionar as forças de segurança. Em entrevista à Rádio Gaúcha, Zanchin afirmou que tal tipo de protesto é um atentado à democracia. O deputado destacou que ainda não havia conseguido acessar o prédio. Ele e outros deputados, integrantes da Mesa Diretora, estavam reunidos no memorial da Assembleia.

Pelo Twitter, Vilmar Zanchin disse que a obstrução do acesso ao Parlamento não combina com a democracia e pede sensibilidade de quem protesta.  Zanchin afirma que acompanha a situação, a fim de tomar as medidas necessárias para que o acesso seja desbloqueado pelos manifestantes. Ele garantiu em sua postagem que o projeto será votado hoje.

 

O governador Eduardo Leite também se manifestou pelo Twitter sobre o ocorrido, condenando a manifestação dos servidores.

 

 

O deputado estadual por Bento Gonçalves, o ex-prefeito Guilherme Pasin (Progressistas), condenou a manifestação dos servidores por meio de sua conta no Instagram.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Dep. Guilherme Pasin (@guilhermepasin)

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários