Com mais de 1.600 participações, a primeira enquete para prefeito de Bento Gonçalves teve uma ótima adesão da comunidade bento-gonçalvense. Quatro nomes despontaram nesta primeira amostragem, superando a barreira dos 200 votos na preferência dos internautas. O objetivo do Portal NB Notícias é fazer com que os cidadãos comecem a pensar e discutir quem deve ser o novo prefeito da Capital do Vinho nas eleições de outubro de 2024.
De acordo com o diretor do NB Notícias, Marcelo Dargelio, a adesão à enquete foi considerada surpreendente. No total, foram 1.616 votos computados no levantamento, que mostrou que a disputa para ver quem será o novo chefe da Casa Amarela será bastante acirrada. Os três primeiros colocados na enquete são da ala governista, enquanto um integrante da chamada ala de oposição aparece apenas em quarto lugar. A amostragem também mostra uma certa tendência de mudança no nome do futuro prefeito da Capital do Vinho.
Os números finais mantiveram o vereador e presidente da Câmara, Rafael Pasqualotto (Progressistas). Ele liderou as três parciais divulgadas e terminou na frente com 20,17% da preferência, recebendo 326 votos. Em segundo, apareceu seu colega de partido, o secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo (Progressistas), com 18,32% ou 296 votos. O prefeito Diogo Siqueira, que deve disputar a reeleição no ano que vem, apareceu apenas na terceira colocação, com 17,20% ou 278 votos. Na quarta colocação ficou o ex-vereador Moisés Scussel Neto (MDB) com 241 votos, que representaram 14,91% da preferência. Os quatro citados foram os únicos a superarem a marca dos 200 votos nesta primeira edição da enquete para prefeito municipal.
Na quinta colocação, apareceu o ex-prefeito Alcindo Gabrielli (MDB) com 144 votos ou 8,91% do total. Em sexto lugar ficou a presidente do Sindiserp-BG, Neilene Lunelli (PT), com 124 votos ou 7,67% do total. Na categoria outros o destaque ficou por conta do professor do IFRS, Paulo Wünsch (PC do B) que somou 49 votos e ficou em sétimo lugar na amostragem. Paulo Caleffi teve seu nome lembrado por 20 pessoas e ficou em 8º lugar e Evandro Speranza (PL), recebeu 15 votos, ficando em nono lugar. O décimo colocado foi Moacir Camerini, que recebeu 7 votos.
Confira quem também recebeu votos na enquete
Nenhum deles - 27 votos
Edson Biasi - 5 votos
Adroaldo Dal Mass - 5 votos
Marijane Paese - 4 votos
Dentinho - 4 votos
Amarildo Lucatteli - 4 votos
Sidi Loco - 4 votos
Davi da Rold - 3 votos
Agostinho Petroli - 3 votos
Volmar Giordani - 3 votos
Henrique Nuncio - 3 votos
Heitor Tartaro - 3 votos
Valdecir Rubbo - 2 votos
Marcio Possamai - 2 votos
Com 1 voto
Silvio Pasin
Gilson Rigo
Marcelo Dargelio
Chesca
Thiago Fabris
Aido Bertuol
Pedro Machado
Ceará Nobre
Filipe Toledo
Neri Mazzochin
Marcos Fracalossi
Evandro Mattana
Rogério Capoani
Juarez Piva
Álvaro Becker
Fortunatto Rizzardo
Marcelo Mulinari
Bruna Rossatto
Feijão do Pandeiro
Marco Antônio
Duda Pompermayer
Anderson Zanella
Gilmar Pessutto
Rodrigo Ferri Parisotto
Aline Poder
Vanessa Dal Ponte
Adão Peludo
Darci Pozza
Guilherme Pasin
Hermes Buffon