Turismo Turismo
Trem do Pampa deve começar a funcionar no segundo semestre de 2023
Empresas Giordani Turismo e Grupo Miolo começam os preparativos para o início do roteiro turístico em Sant'Ana do Livramento.
17/06/2023 20h38 Atualizada há 1 ano
Por: Marcelo Dargelio

Está cada vez mais próximo o prazo para que o projeto do Trem do Pampa, em Sant'Ana do Livramento saia do papel. Duas empresas bento-gonçalvenses, Giordani Turismo e Grupo Miolo, estão unidas para criar a nova atração turística na fronteira gaúcha. A previsão é de que neste segundo semestre de 2023 os passeios iniciem naquela região.

Uma grande força tarefa está sendo montada para realizar a limpeza do trajeto de 22 quilômetros entre a estação férrea da área central até o Cerro de Palomas. Para marcar a realização de uma série de iniciativas que fazem parte da implantação do projeto, a Giordani Turismo uniu-se à Prefeitura de Livramento e batalhões militares em uma ação ambiental junto com a comunidade santanense. O objetivo, além da valorização do trajeto do trem, é gerar a conscientização ambiental dos moradores ao longo do trecho. “Nossa equipe está trabalhando na finalização do trecho e orientando os moradores a não jogarem resíduos no local. Faremos a instalação de lixeiras, plantio de árvores e ajardinamento. A limpeza em locais mais críticos está sendo realizada com a ajuda de máquinas e equipes da prefeitura. Uma série de outras ações ambientais ainda estão previstas antes do início da operação”, explicou a gerente de marketing da Giordani, Cristiane Tomazini, em entrevista à imprensa de Livramento.

A Giordani também ficou encarregada da restauração das estações férreas da área central e de Palomas. Na Estação Férrea de Livramento, as equipes realizam melhorias estruturais e pintura, além da reforma e impermeabilização do telhado. A Estação de Palomas, que também integrará o passeio do Trem do Pampa, passará por reformas ainda em data a ser definida.

Ficou definido que o Trem do Pampa irá atuar em duas frentes, com turistas fazendo o passeio de trem a partir da área central e voltando de ônibus de Palomas, bem como um outro grupo sai de ônibus na área central e volta de trem a partir de Palomas. Os passeios serão realizados por guias turísticos, seguindo a ideia que já vem sendo desenvolvida na Serra Gaúcha, pela Giordani Turismo. O roteiro será a bordo de um moderno VLT panorâmico, e contará com 22 quilômetros de extensão, percorridos em aproximadamente 50 minutos. No total, serão dois vagões de 50 pessoas, com uma estimativa média de 2 viagens por dia.

Continua após a publicidade

O novo roteiro enoturístico de Livramento levará os turistas até a Estação do Cerro de Palomas. De lá, está prevista Vinícola Almadén, o primeiro Free Shop de vinhos no Brasil instalado em uma vinícola. No local, haverá uma parada estratégica, a fim de que as pessoas possam fazer compras de vinhos, sucos e espumantes com preços mais competitivos, além de realizarem a visitação pela vinícola e degustação de vários produtos.