A Prefeitura de Carlos Barbosa acaba de dar um salto na questão da segurança das escolas do município com a instalação de um "Botão de Pânico" para eventuais emergências dentro dos educandários. A verba para a compra do equipamento já foi disponibilizada e logo mais todas as instituições de ensino do município terão o recurso.
Devido os últimos acontecimentos no país envolvendo o ataque na escolinha de Blumenau (SC), a questão da segurança nas escolas virou pauta em muitos municípios do Rio Grande do Sul, inclusive em Bento Gonçalves e Carlos Barbosa. Na Capital da Uva, a Prefeitura disponibilizou câmeras de vigilância, rondas escolares e aulas de autodefesa para as professoras, mas Carlos Barbosa inovou buscando instalar um "botão do pânico" em todas as escolas do município. Conforme a assessoria de imprensa, o recurso já foi disponibilizado para a compra do equipamento, porém não informa quanto seria essa verba.
De acordo com o secretário de segurança e trânsito, Leônidas Augusto Costa Reis, o “Botão de Pânico” será instalado em pontos estratégicos das escolas e é um equipamento de chamada instantânea que disparará um alerta direto para a central de videomonitoramento da Secretaria, onde será designado o serviço específico para atender emergências, sejam elas dos Bombeiros, Saúde, Conselho Tutelar, Brigada Militar ou outros serviços de extrema importância. O mesmo botão também será colocado no Centro de Saúde e no Centro de Atendimento Psicossocial (CEMAPS).
Leônidas também afirma que logo, 100% das escolas da rede municipal terão videomonitoramento em pleno funcionamento para auxiliar na segurança dos alunos e educadores, pois os equipamentos que faltavam em algumas escolas já chegaram e serão instalados em breve. A Secretária da Educação também frisa que estão realizando o cercamento e a instalação de portões com interfone.