17°C 24°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Em menos de um mês, Bento já registra mais 60 casos de Dengue

Os números saltaram de 102 casos para 164 sendo que destes, 160 são pacientes que contraíram a doença no município. Os bairros mais afetados são o Vila Nova I e II.

15/06/2023 às 12h53 Atualizada em 16/06/2023 às 13h20
Por: Renata Oliveira Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Em menos de um mês, Bento já registra mais 60 casos de Dengue

Bento Gonçalves está infestada pela Dengue registrando 164 casos, sendo 160 autóctones - quando a doença é contraída no município. A maior localidade afetada ainda é a área do Vila Nova. 

No dia 17 de maio, a Capital da Uva e do Vinho estava registrando 102 casos de infectados com a dengue, sendo 100 pacientes autóctones - que contraíram a doença na cidade. Um pouco menos de um mês depois, os números já saltaram para 164 contaminados, destes 160 autóctones e 48 que estão em investigação. Além disso, foram registrados quatro pacientes com Chikungunya (três importados e um autóctone). 

Conforme as informações da Vigilância Ambiental do município, 75% dos casos são oriundos das áreas do Vila Nova I e II. Para combater o mosquito, o órgão vem promovendo mutirões de limpeza e ações de fumacê em diversos bairros como Glória, Zatt, Conceição, Eucaliptos, Santa Rita e Fenavinho. No momento, as atividades foram interrompidas devido as chuvas. "As ações de pulverização química continuam planejadas, mas elas precisam acontecer quando os terrenos estiverem limpos e secos. Estamos aguardando a chuva parar para voltar com os mutirões de limpeza e em seguida fumacê," destaca a médica veterinária da Vigilância Ambiental, Analiz Zattera. 

Locais como terrenos baldios sujos ou depósitos de lixo em vias públicas devem ser denunciados pelo 0800-9796-866.

Sobre o mosquito

O Aedes aegypti tem, em média, menos de 1 centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo. Com hábitos diurnos, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer, o inseto (apenas a fêmea) se alimenta basicamente de sangue humano.

A reprodução acontece em água parada (limpa ou suja), onde os ovos são depositados.

Os principais sintomas da dengue são:

Febre alta (maior que 38.5°C) de início abrupto e que dura entre 2 e 7 dias

Dores musculares intensas

Dor ao movimentar os olhos

Mal-estar

Falta de apetite

Dor de cabeça

Manchas vermelhas no corpo

 

Ao apresentar os sintomas, é muito importante procurar a Unidade de saúde mais próxima, para diagnóstico e tratamento adequados

Diferenças entre a Dengue e Chikungunya

A Dengue e Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, enquanto a Dengue se destaca pelas dores nos corpo, a Chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários