Bento Gonçalves está infestada pela Dengue registrando 164 casos, sendo 160 autóctones - quando a doença é contraída no município. A maior localidade afetada ainda é a área do Vila Nova.
No dia 17 de maio, a Capital da Uva e do Vinho estava registrando 102 casos de infectados com a dengue, sendo 100 pacientes autóctones - que contraíram a doença na cidade. Um pouco menos de um mês depois, os números já saltaram para 164 contaminados, destes 160 autóctones e 48 que estão em investigação. Além disso, foram registrados quatro pacientes com Chikungunya (três importados e um autóctone).
Conforme as informações da Vigilância Ambiental do município, 75% dos casos são oriundos das áreas do Vila Nova I e II. Para combater o mosquito, o órgão vem promovendo mutirões de limpeza e ações de fumacê em diversos bairros como Glória, Zatt, Conceição, Eucaliptos, Santa Rita e Fenavinho. No momento, as atividades foram interrompidas devido as chuvas. "As ações de pulverização química continuam planejadas, mas elas precisam acontecer quando os terrenos estiverem limpos e secos. Estamos aguardando a chuva parar para voltar com os mutirões de limpeza e em seguida fumacê," destaca a médica veterinária da Vigilância Ambiental, Analiz Zattera.
Locais como terrenos baldios sujos ou depósitos de lixo em vias públicas devem ser denunciados pelo 0800-9796-866.
Sobre o mosquito
O Aedes aegypti tem, em média, menos de 1 centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo. Com hábitos diurnos, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer, o inseto (apenas a fêmea) se alimenta basicamente de sangue humano.
A reprodução acontece em água parada (limpa ou suja), onde os ovos são depositados.
Os principais sintomas da dengue são:
Febre alta (maior que 38.5°C) de início abrupto e que dura entre 2 e 7 dias
Dores musculares intensas
Dor ao movimentar os olhos
Mal-estar
Falta de apetite
Dor de cabeça
Manchas vermelhas no corpo
Ao apresentar os sintomas, é muito importante procurar a Unidade de saúde mais próxima, para diagnóstico e tratamento adequados
Diferenças entre a Dengue e Chikungunya
A Dengue e Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, enquanto a Dengue se destaca pelas dores nos corpo, a Chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações.
Mín. 17° Máx. 24°