14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Prefeitura de Bento abre atendimento vespertino em 3 UBSs da cidade

Unidades dos bairros Vila Nova II, Santa Helena e Municipal terão atendimento todas as segundas, das 18h às 21h.

12/06/2023 às 17h02
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
Prefeitura de Bento abre atendimento vespertino em 3 UBSs da cidade

A Prefeitura de Bento Gonçalves dá mais um passo para a descentralização do atendimento de saúde na cidade. A partir desta quarta-feira, 14 de junho, começa o atendimento vespertino de pacientes em três Unidades Básicas de Saúde em diferentes bairros do município. O objetivo é evitar a superlotação da UPA 24 Horas durante o inverno.

A ação, denominada Programa Inverno com Saúde, tem o objetivo de ampliar o horário de atendimento das unidades nas segundas-feiras e retorno dos feriados, períodos em que são registrados os maiores números de atendimento na UPA 24 Horas e PA Zona Norte. Conforme o secretário de Saúde, Gilberto Junior, neste primeiro momento será feito o programa piloto com as unidades do Santa Helena, Vila Nova II e Municipal. “Dentro do nosso monitoramento de dados, surgiu a necessidade de uma ampliação de horário nestes bairros, principalmente nas segundas-feiras, quando registramos o maior número de atendimentos na UPA. Serão as primeiras unidades e depois, se necessário, poderemos ampliar para outros bairros”.

O titular da pasta destaca que os atendimentos iniciam na quarta-feira (14), das 17:30 às 21h, na Unidade Santa Helena. Na segunda-feira (19), será ampliado para os bairros Vila Nova II e Municipal. "Ressaltando que estes atendimentos serão nas segundas e no retorno dos feriados. Nos outros dias as unidades seguem o atendimento normal. Serão disponibilizadas fichas dentro deste período ampliado de atendimento". 

Também seguem os atendimentos durante o Dia nas Unidades Básicas de Saúde levando os usuários para essas instituições, desafogando a UPA e o PA Zona Norte. Cada UBS está realizando as consultas médicas através de fichas disponibilizadas diariamente, conforme cronograma local de atendimentos e por agendamentos. 

Dados ajudam a estruturar novo modelo

Dentro da Secretaria, as decisões são tomadas a partir de dados reais gerados pelos diversos relatórios gerados pelo setor administrativo da Prefeitura. A mudança nas rotinas, por exemplo, foi realizada após a constatação de que 75% dos pacientes atendidos na UPA são fichas azul ou verde, que podem ser acolhidos nas unidades. Hoje cerca de 600 atendimentos são realizados diariamente na unidade de pronto atendimento 24 horas do Botafogo e aproximadamente 200 pacientes no Pronto Atendimento da Zona Norte.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários