Os duzentos anos da presença germânica no Rio Grande do Sul serão comemorados em 25 de julho de 2024, mas as comemorações ocorrerão ao longo de todo o próximo ano.Elasjá estão sendo planejadas pelos municípios e pelas entidades da sociedade civil em todo o Estado.
Com o objetivo de aglutinar esforços egerariniciativasproveitosas para toda a sociedade, a comissãooficial,criada peloDecreto 56.110/2021, tem realizado uma série de reuniões setorizadas. Já houve encontros com escolas, universidades, clubes sociais e esportivos, igrejas, museus,associações culturais e entidades ligadas à economia, a fim deprospectar a programação dobicentenário.
“A comissão oficial é um ambiente de diálogo, escuta, articulação e integração,para que possamos celebrar de maneira ampla e ousada a presençagermânicae a sua integração profundacom o solo gaúcho. Para além das entidades listadas, o decreto permite que sejam convidadas pontualmente outras entidades interessadas”, esclarece o presidente da comissão executiva, RafaelGessinger.
Ele cita ainda a participação de pelo menos seis secretarias de Estadona preparação do bicentenário, o que, segundo ele,traz novas cores às comemorações. “Há um novo paradigmarelacionado aoconceito de migração, que contempla, para além do aspecto humanitário,elementos ligados aodesenvolvimento demográfico, econômico, social e cultural”,acrescenta.
“Obicentenário não é, portanto, uma festa estritamente histórica, com os olhos no passado, mas uma oportunidade grandiosa para refletirmossobre o presente e projetarmoso futuro, concebendo o Rio Grande do Sul como um ambiente acolhedor, justo e próspero, conforme determina o Mapa Estratégico do Governo”,enfatiza o diretor da comissão.
Está prevista para 4 de julho, às 14h, noauditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) uma reunião geral com todas as entidades listadas no decreto e outrasconvidadas.Em breve,tambémserádisponibilizadoum formuláriono qualprefeituras e entidades da sociedade civilpoderão registrar oseventos eosprojetosprogramados para o bicentenário.
As pessoas interessadasemcolaborar com os trabalhos da comissão podem entrar em contato pelo e-mail:[email protected]
Texto:AscomSedac
Edição:Rodrigo Toledo França/Secom
Mín. 15° Máx. 18°