Todos temos muito a fazer nas 24 horas do dia, não é mesmo? Então pensando na praticidade e também numa alimentação saudável, hoje trago a vocês uma receita muito simples, mas que muitas vezes é menosprezada por justamente ser simples. Poucos ingredientes e muito pratica, você ainda terá sabor e nutrição, além disso, você pode guardar em marmitas no congelador, pode guardar por até 7 dias, mas não conseguirá deixar lá por todo este tempo porque é muito saborosa.
A carne usada normalmente é a carne de boi mas você pode usar lombo de porco também, minha única observação é quanto ao tempo de pressão de cada uma delas.Se for o lombo de porco é só por 25 minutos na pressão. E só conta o tempo a partir do momento que a panela começa a chiar.
INGREDIENTES:
1,5 kg de acém, ou coxão mole, ou patinho, ou lagarto
500 g de cebola cortadas em pétalas
6 tomates cortados em pedaços grandes
Legume em pedaços grandes (se desejar)
½ pimentão (se gostar)
10 dentes de alho
1 colher sobremesa de cominho
Coentro ou salsinha se gostar pode ser em cortada grosseiramente
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Pimenta jamaicana a gosto (eu prefiro a jamaicana por causa do perfume dela)
MODO DE FAZER:
carne-de-panela-2
Numa panela de pressão grande (caso não tenha uma grande reduza a quantidade de carne e dos demais ingredientes), forre o fundo com metade da cebola e do tomate e do pimentão coloque os dentes de alho e deite o pedaço de carne por cima em seguida coloque todos os demais ingredientes, menos os legumes.
Não coloque água.
Tampe a panela e leve ao fogo por 40 minutos, observe o cheiro pois as vezes pode agarrar no fundo e você terá que abrir a panela pra soltar.
Depois de 40 minutos acrescente os legumes que cortou e devolva ao fogo por mais 8 minutos na pressão. Desligue e sirva. Se preferir deixe esfriar e corte em pedaços e faça suas marmitas.
Obs.: Os legumes ao final é opcional. Se não gosta de uma carne mais clarinha e é chegada numa carne moreninha sele a carne antes.
Como selar a carne? É simples:
Peque uma panela e aqueça com um fio de óleo de sua preferência quando estiver bem quente deite a carne e deixe ali sem mexer nela até dourar e vá fazendo isso até todos os lados da carne dourar. Quando estiver dourada retire da panela e com um papel de absorver gordura enxugue a carne ela tem q estar sequinha par colocar na pressão, o tomate e a cebola já solta água o suficiente para cozinhar tudo.
Este prato pode ser acompanhado por um arroz de couve-flor. Espero que goste e faça a receita na sua casa.
Mín. 15° Máx. 18°