A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves desta segunda-feira, 05 de junho, será voltada para a votação do veto integral do Projeto de Lei Complementar n° 01/2023, que permite a entrada de animais em qualquer estabelecimento da cidade, desde que respeitasse as normas da vigilância sanitária.
A audiência pública sobre o assunto foi realizada no dia 25 de maio com poucos presentes e sem nenhum acordo. O Executivo alegou que a Lei Complementar que permite a entrada de animais em qualquer estabelecimento da cidade, não tinha um estudo que comprovasse essa necessidade da população em adentrar os estabelecimentos com seus animais, além de não considerar a falta de bom senso de muitas pessoas e não colocar especificações de como a permissão funcionaria na prática.
O vereador e autor da matéria, Anderson Zanella (PP), argumentou que estava óbvio que a Lei não permitiria a entrada de animais em restaurantes ou em qualquer lugar que infringisse as normas de vigilância sanitária e que quem deveria regularizar como seria aplicado era o Executivo.
Depois do debate da audiência pública, o veto chega para votação na sessão desta segunda-feira, 05 de junho, e caso os vereadores derrubem o pedido do Executivo, o presidente da Casa Legislativa, Rafael Pasqualotto (PP), já poderá sancionar a Lei.
Na sessão, que inicia às 15h, também haverá a presença na Tribuna Popular do INOVABento - Centro de Inovação de Bento Gonçalves - para explanar sobre práticas inovadoras e proativas em desenvolvimento no Município.