Muitas festas podem ter dado origem ao Carnaval, a festa mais popular do Brasil. Embora seja conhecido como o país do Carnaval, o Brasil não é o único a comemorá-lo de forma bastante expressiva. Entre as maiores festas de Carnaval do mundo, estão o carnaval de Veneza (Itália), de Nice (França), de Nova Orleans (EUA) e de Barranquila (Colômbia), por exemplo.
Para alguns estudiosos, o Carnaval teve origem na Babilônia através da comemoração das Saceias. Nessa festa, concedia-se a um prisioneiro que assumisse a identidade do rei por alguns dias, sendo morto ao fim da comemoração. Ainda na Babilônia outra festa poderia ter dado origem ao Carnaval quando, no templo do deus Marduk, o rei era agredido e humilhado, confirmando a sua inferioridade diante da figura divina.
Outros historiadores acreditam que o Carnaval teve início na Grécia por volta de 600 a.C., na altura em que era comemorado o princípio da primavera. Há, entretanto, suposições de que a sua origem decorre da Saturnália, quando, em Roma, as pessoas se mascaravam e passavam dias a brincar, comer e beber. A palavra carnaval vem do latim carnis levale que significa “retirar a carne”. O Carnaval antecede a Quaresma, que se inicia com a quarta-feira de cinzas, dia em que os católicos fazem jejum e não comem carne. A Quaresma simboliza os quarenta dias em que Jesus esteve no deserto e que foi tentado pelo demônio antes de ser morto.
Desde o início da sua comemoração, no Carnaval, as pessoas podiam esconder ou trocar de identidade. Assim, tinham maior liberdade para se divertir ao mesmo tempo que podiam adquirir características ou funções diferentes do que eram verdadeiramente: pobres podiam ser ricos, homens podiam ser mulheres, entre outros. Em Veneza, os nobres usavam máscaras para poder desfrutar da festa junto do povo. É daí que se origina o uso da máscara.
No Brasil, o Carnaval surgiu como o entrudo trazido pelos portugueses. No entrudo, a brincadeira das pessoas era atirar coisas umas às outras: água, farinha, ovos e tinta, o que anos depois foi proibido. Hoje se brinca com confetes e serpentinas, brincadeira também trazida da Europa. Inicialmente o nosso Carnaval era de rua e dele faziam parte as marchas de Carnaval marchinhas. A primeira marchinha, em 1899, é da autoria de Chiquinha Gonzaga e se chama Ó Abre Alas. Carmem Miranda foi a cantora de marchinhas mais conhecida.
Mais tarde, a marchinha deu lugar ao samba-enredo das escolas de samba, ao mesmo tempo em que o Carnaval de rua cedeu espaço aos desfiles das escolas. Isso não aconteceu em Pernambuco e na Bahia, que são conhecidos pelos blocos de Carnaval e pelos trios elétricos, respetivamente.
A primeira escola que surgiu no Rio de Janeiro se chamava Deixa Falar, hoje Estácio de Sá. No Rio de Janeiro e em São Paulo as pessoas aguardam ansiosas aos desfiles, enquanto que as pessoas que gostam do Carnaval de rua se deslocam para o Nordeste.
Para te inspirar, veja algumas ideias de penteados e maquiagens para apostar no Carnaval 2019:
Aposte nas pedrarias para criar um desenho ou quem sabe um padrão bem bacana! Dá para combinar com a maquiagem ou simplesmente fazer o que mais sentir vontade. O melhor de tudo é que com tanta produção, nem precisa de fantasia!
GLITTER
Não há como negar: glitter e Carnaval se tornaram sinônimos e por isso não dá para criar uma maquiagem carnavalesca sem os brilhos. Vale apostar na tendência de todos os jeitos e cores o importante é brilhar!
COLORIDA
Para quem não quer apostar no brilho, a dica é usar das cores como uma forma de se enfeitar para o Carnaval. As opções são inúmeras, podendo variar entre sombras e batons coloridos a desenhos especiais. Deixe a imaginação solta!
TRANÇAS
As tranças são perfeitas para qualquer situação, mas durante o Carnaval elas ganham maior destaque por ser um penteado diferenciado e que oferece, ao mesmo tempo, um certo conforto. A dica é incrementar o penteado com mechas coloridas e brilhos.
RABO DE CAVALO
Para quem não resiste ao rabo de cavalo, a dica é incrementar o penteado com lenços, prendedores chamativos ou até mesmo tranças. É uma aposta perfeita para o Carnaval já que refresca e deixa o look com uma aparência cool.
LENÇOS
Utilizar lenços como acessório de cabelo é um dos hits do verão 2019 e nada melhor do que incorporá-los durante o Carnaval. Vale apostar nas tranças, coques, rabos de cavalo e muito mais.
Tiaras
Um das principais tendências para os bloquinhos de rua não são as fantasias, e sim as tiaras cheias de flores ou frutas, elas também vão reinar nas festas e nas ruas. Os acessórios se inspirarão também nas sereias, ou seja, com conchas e pérolas são várias opções para escolher e variar.
Aproveite o bom do carnaval para ser criativa e ficar ainda mais linda !
Mín. 13° Máx. 29°