O município de Serafina Corrêa, na Serra Gaúcha, virou notícia nacional neste sábado, 3 de junho. A cidade conquistou o título de ter feito a maior pizza do Brasil. O feito foi registrado pela equipe do Ranking Brasil e é o novo recorde brasileiro do produto. A pizza gigante foi preparada com sete metros de diâmetro e 442 quilos de peso.
O evento marcou o lançamento do Festipizza 2023, que acontece em Serafina Corrêa nos dias 7, 8, 14 e 15 de julho. A preparação começou ainda na quinta-feira (1°) sob coordenação do chef Igor Candido. A massa base foi aberta em uma estrutura de metal. Ao todo, 16 fogareiros foram utilizados para fazer a cocção da parte debaixo do superalimento. Maçaricos em tamanho grande foram responsáveis por ajudar no cozimento da cobertura. Cerca de 20 pessoas auxiliaram na atividade.
Os ingredientes utilizados na preparação da maior pizza do Brasil foram 150 quilos de massa, 30 quilos de fermento natural, 40 quilos de molho de tomate, 120 quilos de queijo ralado, 100 quilos de calabresa e 4 quilos de manjericão. Ela foi servida à população depois das 12h, sendo necessárias mais de seis horas para o cozimento.
O chef Igor Cândido, à frente da preparação, ficou suspenso por um guindaste para distribuir a massa e os ingredientes de maneira uniforme sobre a superpizza em ao menos quatro momentos da manhã. Inicialmente, foram colocados o molho de tomate o queijo sobre a massa crua. Depois de um certo tempo de cocção, entrou em cena a calabresa e, por fim, as folhas de manjericão.
À medida que os ingredientes eram inseridos, um novo aroma tomava conta da praça e atraia mais pessoas, curiosas com preparo. O prato foi servido ao público por volta de 12h40min, após o anúncio da quebra de recorde. Ao som de músicas típicas italianas, os moradores e visitantes se reuniam no entorno das grades de proteção para receber as fatias e saborear a maior pizza do Brasil.
Mín. 13° Máx. 29°