Em maio de 2023, o Departamento do Bem-estar Animal de Bento Gonçalves, Bento-PET, anunciou novos protocolos para o programa, mas sem explicações claras destas mudanças. A reportagem do NB conseguiu mais informações desses procedimentos e agora apenas pessoas cadastradas no CadÚnico terão acesso aos serviços, se não estiver inscrito, não poderá usufrui-lo. Além disso, as castrações também serão limitadas apenas
Os novos protocolos de atendimento do Bento-PET foram limitados, com isso, apenas a população cadastrada no CadÚnico terá acesso ao Espaço PET, castrações, consultas ambulatoriais e farmácia. Atualmente há cerca de 8,8 mil famílias inscritas no programa do Governo Federal na cidade.
Porém, quando a iniciativa foi lançada em 2022, muitas pessoas de baixa renda, sem serem inscritas no CadÚnico, tinham acesso aos serviços. A Prefeitura realizava até Mutirões de Castrações nos bairros e assim o município bateu recordes de cirurgias, alcançando quatro mil procedimentos no ano, contudo, agora isso não será possível, inclusive quem estava na lista de espera em 2022 para a cirurgia no seu animal não terá mais acesso se não for inscrito no programa.
Segundo os novos protocolos:
SAMU PET: Atende casos de urgência e emergência, de animais com famílias cadastradas no Cadúnico e que sejam de Bento Gonçalves, de segunda à sexta, das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h, pelo telefone: (54) 992231853.
Casos de maus-tratos devem ter entrada pela secretaria do Meio Ambiente, através do 0800. "Nós acompanhamos os fiscais para constatar o caso de maus tratos. O SAMU PET atende animais de rua, mas precisamos que neste caso, uma pessoa seja a responsável pelo animal. Não é um adotante, é alguém que se torne fiel depositário do animal no caso dele precisar de remédios, após a alta da clínica. Posteriormente a alta clínica, o animal pode retornar," destaca a coordenadora do departamento, Michele Segatto.
Espaço PET (Farmácia e Consultas): Somente para cadastrados no CadÚnico
Castrações: Somente para cadastrados no CadÚnico. Animais que foram inscritos em 2022 e não conseguiram realizar a cirurgia a tempo só poderão fazer se os tutores forem inscritos no programa.
No caso das voluntárias da causa animal da cidade, é disponibilizado o serviço do SAMU PET (atendimento de urgência, atendimento ambulatorial, farmácia (conforme disponibilidade) sem a obrigatoriedade do CadÚnico para animais de rua, mas se for realizado indicação, o tutor sim, precisa ter o cadastro.
No caso de ninhadas, os filhotes devem ser cadastrados com foto para que os tutores tenham direito a castração, e no momento da adoção, é preciso ser repassado os documentos do tutor (comprovante de residência e CPF) para efetuar um pré-cadastro. O animal entra na lista e com seis meses será castrado.