Negócios Homenagem
Sest/Senat de Bento Gonçalves passa a se chamar Paulo Caleffi
Homenagem a uma das personalidades mais importantes da indústria de transportes no país fo8 realizada nesta sexta-feira, 2 de junho, em solenidade especial.
02/06/2023 13h55
Por: Marcelo Dargelio

A unidade do Sest/Senat de Bento Gonçalves passa a se chamar Paulo Vicente Caleffi. A escolha é para homenagear os feitos pelo setor de transportes no Rio Grande do Sul e no Brasil. 

 

Continua após a publicidade

A homenagem surpreendeu Caleffi, que lembrou a raridade das pessoas serem homenageadas em vida. "Fico lisonjeado com essa ideia da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) realizar a denominação de pessoas que foram importantes para o setor nos Sest/Senat do estado, dos quais 12 foram construídos sob a minha gestão. É muito bom estar vivendo tudo isso", destacou o empreendedor.

 

Continua após a publicidade

Afranio Rogério Killing, atual presidente da Fetransul, destacou a importância de valorizar as pessoas que fizeram tanto pela área do transporte. "A cidade de Bento e o Paulo Caleffi passam por todo o transporte de cargas do Brasil com uma fundamental importância", resumiu. 

Paulo Vicente Caleffi nasceu em 17 de agosto de 1948 em Bento Gonçalves. Graduou-se em direito e em economia e fez pós-graduação em Marketing e em Pesquisa e Ensino pela Universidade de Caxias do Sul. Também é pós-graduado em Logística (2007) e em Inovação e Competitividade (2009) pela Universidade de Miami (USA). Em 1985, liderou os empresários que fundaram o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Bento Gonçalves (Sindibento) e foi presidente da entidade por 12 anos. Como presidente do Sindibento participou da criação da Federação das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Rio Grande do Sul (Fetransul), da qual também foi presidente entre 2000 e 2019. Desde 1987 é diretor da Transportes Bertolini Ltda.

Em 1994 se candidatou a deputado federal, sem se eleger, pelo extinto Partido Progressista Reformador (PPR), que deu origem ao atual Progressistas (PP). Em 2004, Caleffi foi admitido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Ordem do Mérito Militar no grau de Cavaleiro especial.

Continua após a publicidade

Em setembro de 2017 se filiou ao Partido Social Democrático (PSD). Em 2018, após 24 anos, se candidatou novamente a deputado federal, conquistando a primeira suplência. Em 2020, concorreu a prefeito de Bento Gonçalves e ficou em segundo lugar. A eleição foi contestada na Justiça, que na primeira instância chegou a cassar a candidatura vencedora, mas a decisão foi suspensa. Em maio de 2021, Caleffi assumiu o cargo de deputado. Com isso, o município de Bento Gonçalves voltou a ter um representante em Brasília após 30 anos.

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade