Os moradores de Bento Gonçalves têm encontrado dificuldades para a retirada de medicamentos, sobretudo na farmácia pública junto à Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). Isso porque o atendimento para o fornecimento de remédios para a população é realizado somente até as 18h.
Em agosto de 2022, a farmácia pública, localizada no Complexo Hospitalar, teve ampliação de horário até as 21h. Porém, agora, houve uma significativa redução, fazendo com que o trabalhador tenha que faltar o dia de trabalho para a retirada do seu medicamento no local.
Na terça-feira (30), a reportagem do NB Notícias esteve na farmácia após às 17h30 para verificar a situação. Muitas pessoas atendidas na UPA e que saíram do local próximo desse horário foram encaminhadas para a farmácia pública para a retirada do seu medicamento, mas a encontraram fechada. Na porta, um aviso consta que o horário de atendimento é das 7h30 às 16h40. Um dos senhores que esteve no local disse que se viu obrigado a comprar o medicamento, uma vez que a farmácia estava fechada.
Priscila Salini foi uma das pessoas que chegaram no local próximo das 18h e encontraram a farmácia fechada, necessitando comprar o remédio posteriormente. “Fui na UPA para buscar medicações para a minha filha, que é autista. Como eu e meu marido trabalhamos, nem sempre conseguimos ir no horário da UBS do nosso zoneamento. Chegando lá nos deparamos com um cartaz com novo atendimento, com horário praticamente o mesmo das UBS. Poxa, então nem podemos adoecer. Agora temos que comprar medicamentos sabendo que a rede dispõe de medicamentos gratuitos?”, destaca indignada a mãe.
Conforme Priscila, ao indagar as profissionais da UPA, elas não tinham conhecimento dos novos horários de atendimento. No laboratório da UPA, ao lado da farmácia, foi relatado que a farmácia estava fechando cedo por falta de funcionários. “Elas disseram que nem o pessoal que trabalha lá e em outros setores foram comunicados”, explica.
De acordo com o secretário de saúde de Bento Gonçalves, Gilberto Júnior, o maior fluxo de pacientes na UPA ocorre nos horários organizados pela Farmácia Pública. “Tivemos o fechamento na segunda e terça somente para controle de estoque. A partir de quinta voltaremos a atender nos horários até às 18h”, comenta.
Segundo o secretário, o horário de atendimento anterior, que se dava até as 21h, foi efetuado na época da pandemia, onde havia maior dispensação de medicamentos. “Hoje os medicamentos de uso contínuo são retirados nas unidades. Temos farmácias na Zona Sul, Central, São Roque e Licorsul com todos os medicamentos que são referenciados pelo SUS. Lembrando que a UPA é um serviço de Urgência e Emergência e os pacientes que necessitarem de intervenção medicamentosa recebem o atendimento na própria estrutura por procedimento intravenoso”, detalha.
Mín. 17° Máx. 24°