Negócios Economia
Comércios de quatro cidades da Serra poderão abrir em todos os feriados
O Sindilojas Regional Bento assinou a Convenção Coletiva de Trabalho 2023-2024 (CCT) com a Fecosul na última segunda-feira, 29 de maio. O comércio só não poderá abrir nos feriados proibitivos como Dia do Trabalho, Natal e Ano Novo.
01/06/2023 11h16 Atualizada há 1 ano
Por: Renata Oliveira
A assinatura aconteceu em Porto Alegre, com a participação do procurador da Fecosul, Joelto Frasson, e o Presidente do Sindilojas BG, Daniel Amadio. Crédito: Divulgação

Na última segunda-feira, 29, o Sindilojas Regional Bento assinou a Convenção Coletiva de Trabalho 2023-2024 (CCT) com a Federação dos Empregados no Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecosul), que garante, entre outros itens, a recomposição da inflação em todas as cláusulas econômicas, mas, acima de tudo, permite às lojas instaladas em Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza e São Valentim do Sul abrirem as portas em todos os feriados do ano, exceto os proibitivos do Dia do Trabalho, Natal e Ano Novo.

Para que as empresas consigam abrir suas lojas em todos os feriados do ano, exceto Dia do Trabalho, Natal e Ano Novo, é necessário solicitar um certificado de regularidade emitido pelo Sindilojas. O presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio, destaca que esta é uma conquista do setor. “Cada cidade tem suas próprias características e este acordo possibilita atender as demandas da cultura local. Moramos numa região turística com diversos eventos que atraem milhares de visitantes. Poder abrir o comércio é também fomentar o fortalecimento e desenvolvimento do setor que muitas vezes depende deste movimento”, garante Amadio.

A assinatura aconteceu em Porto Alegre, com a participação do procurador da Fecosul, Joelto Frasson. Agora, Amadio direciona esforços nas tratativas com o Sindicato de Empregados no Comércio de Montenegro (SEC) e SEC Taquari, que representam as cidades de Barão e São Pedro da Serra, e Coronel Pilar e Boa Vista do Sul, respectivamente. “Nossa intenção é levar o mesmo modelo para todas as negociações, inclusive com o SEC-BG em relação a Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa”, adianta.

Porém, as negociações com o SEC-BG ainda estão sem sucesso. Na manhã desta quinta-feira, 1º de Junho, foi realizada uma reunião com a diretoria, que está pedindo o reajuste de 6,5% no salário geral e 8% nos Pisos da categoria, mas o Sindilojas (representante da classe Patronal) quer manter o em reajuste de 5,47% (INPC ).

Continua após a publicidade