14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Nova canalização deve evitar inundações no bairro Licorsul em Bento

Prefeitura está realizando a troca de tubulação, acabando com um problema histórico que assola a comunidade do bairro.

27/05/2023 às 16h47 Atualizada em 29/05/2023 às 10h39
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
Nova canalização deve evitar inundações no bairro Licorsul em Bento

A comunidade do bairro Licorsul está comemorando o trabalho intenso que vem sendo realizado pela Prefeitura de Bento Gonçalves. O problema com a inundação de casas nos dias de chuva deve acabar com a troca da canalização em várias ruas do bairro.

As inundações assolam moradores do bairro há mais de 20 anos. A prefeitura efetuou a troca de tubulação em pelo menos três ruas aumentando a vazão de recepção de água para os dias de chuva intensa. O projeto total prevê a execução de três etapas. A primeira etapa compreendeu a Rua Claudino Provensi, onde foi realizada a troca da tubulação que estava comprometida. Foram instalados 120 metros de tubulação, reparo na rede e terraplenagem.

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (SMVOP) concluiu a segunda etapa das obras de ampliação e manutenção da principal rede de captação de águas pluviais localizada na Rua Professor Ângelo Roman Ross. No local foram instalados 32 metros de tubos de concreto de dois metros de diâmetro para corrigir o desnível e para substituir tubos com fissuras e vazamento. Resta apenas a recomposição do pavimento asfáltico e a recuperação do passeio público.

A terceira etapa prevê obras no na esquina das ruas Júlio Lorenzoni com Cavalheiro José Farina. Porém, para que a obra seja realizada, será necessária a retirada de um poste de energia elétrica existente. As obras vão aumentar a capacidade de vazão da rede pluvial da bacia de captação do Bairro Licorsul como um todo. “É uma área crítica que tinha uma rede antiga e parte da estrutura estava comprometida. Foi preciso investir na recuperação e aumentar a capacidade de escoamento, ajustar a inclinação para evitar alagamentos, prejuízos ambientais e materiais”, afirmou o secretário de Obras, Carlos Henrique Quadros.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários