Com uma grande atuação dentro das quatro linhas, o Farrapos construiu um placar elástico diante do Curitiba pelas quartas de final da Copa do Brasil de Rugby XV de 2023. Em partida realizada neste sábado (27), o time alviverde eliminou a equipe paranaense com vitória pelo placar de 49 a 7, em Curitiba-PR, avançando à semifinal da competição nacional.
No confronto valendo vaga à final, o Farrapos vai reencontrar a Poli-SP, atual campeão brasileiro, o qual foi o algoz da equipe de Bento Gonçalves nas últimas três edições do campeonato nacional. A partida de semifinal ocorre no dia 1º de julho, em São Paulo-SP. Por conta do saldo de pontos, o time paulista terá o mando de campo do confronto.
O jogo:
Na primeira etapa, o Farrapos foi superior, levando a melhor no embate físico e sendo efetivo no ataque para construir a vantagem. O placar foi aberto com penal de Facundo Flores. Pouco depois, em mais um penal a favor do time de Bento Gonçalves, Facundo ampliou o marcador, 6 a 0.
Com o domínio das ações da partida, o time alviverde anotou o seu primeiro try na partida. Após cobrança de lateral e formação de maul, o Farrapos empurrou o Curitiba para para o seu campo de defesa e, após belo passe de Facundo, Duda finalizou a jogada mergulhando no ingoal. O half Facundo converteu o chute.
Facundo Flores ampliou o marcador com mais um penal. Com um jogador amarelado, o Curitiba ficou com um a menos dentro de campo. Apesar disso, o time paranaense conseguiu reagir e diminuir a vantagem com try de Tom, convertido por Matheus.
No entanto, o Farrapos voltou a marcar mais um try, desta vez com Civardi, o qual fitou a defesa adversária para ampliar a vantagem para os visitantes. A conversão de Facundo foi efetiva: 23 a 7. Ainda na etapa inicial, Facundo, em penal na linha do meio de campo, quase acertou o chute, o qual parou na trave.
Na etapa derradeira, o ímpeto ofensivo do Farrapos seguiu intenso. Logo nos primeiros minutos, Murillo anotou mais um try para o time gaúcho. Pouco depois, em mais uma jogada originada em maul, a equipe alviverde fez rápida troca de passes e, após sequência de rucks, ampliou a vantagem com try de Angelo.
Em scrum próximo da linha de ingoal, o Farrapos empurrou os forwards do Curitiba para anotar um penal try. No último lance de jogo, o time alviverde forçou mais um penal try, garantindo a vitória pelo elástico placar de 49 a 7.