O Estádio Montanha dos Vinhedos, que foi a casa da equipe feminina do Juventude no Brasileirão Sub-20 e na primeira fase da Série A3 do Campeonato Brasileiro, será palco dos confrontos do time alviverde na Copa FGF Rei Pelé. O clube de Caxias do Sul vai disputar a competição com o time de transição em busca da vaga para a Copa do Brasil de 2024. O Esportivo optou por não disputar o campeonato.
Para o cargo de treinador do time de transição, o Juventude confirmou Adailton Bolzan. Já Ricardo Neves será o preparador físico. Ambos, integrantes da comissão técnica profissional permanente, terão dedicação exclusiva ao time de transição ao longo do torneio e contarão com o suporte do staff da categoria Sub-20.
Já o elenco será formado por atletas do plantel profissional que precisam aumentar minutagem, além de jogadores do time Sub-20. A ideia é contar com cerca de 25 jogadores, com possibilidade de contratações pontuais de atletas com boa projeção para serem utilizados no time principal nesta temporada ou na próxima.
De acordo com a tabela básica da FGF, a estreia alviverde será no dia 14 de junho, diante do São Luiz, na Montanha dos Vinhedos.
A Copa FGF
Em Conselho Técnico realizado no dia 18 de abril, a Federação Gaúcha de Futebol definiu datas, formato e regulamento da Copa FGF 2023. Com estreia prevista para o dia 14 de junho, o Juventude está no Grupo 2, ao lado de Passo Fundo, São Luiz e União Frederiquense. Nesta temporada, o torneio prestará homenagem ao maior atleta de todos os tempos: Pelé.
As 13 equipes da Copa FGF – Troféu Rei Pelé, estão divididas em três grupos, sendo duas chaves com quatro clubes e uma com cinco equipes. A fase classificatória será disputada em turno e returno. As quartas de final, semifinais e a final serão disputadas em jogos de ida e volta, sem gol qualificado. Avançam de fase os dois melhores colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados na classificação geral.
Confira os grupos:
Grupo 1: Aimoré, Monsoon, Novo Horizonte, Inter (SM) e São José;
Grupo 2: Juventude, Passo Fundo, São Luiz e União Frederiquense;
Grupo 3: Grêmio, Novo Hamburgo, Real Capão da Canoa e São Borja.