Cultura Tradicionalismo
Bento-gonçalvense conquista faixa de 2ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul
Isadora Biesek Castellani, de 15 anos, é do CTG Herdeiros da Bombacha e representando a 11ª Região Tradicionalista ganhou o título no último sábado, 21 de maio, na 52ª Ciranda Cultural de Prendas - Fase Estadual.
22/05/2023 23h22 Atualizada há 2 anos
Por: Renata Oliveira Fonte: NB Notícias
Isadora (a da esquerda) ganhou o título da 2ª Prenda Juvenil - Gestão 22/23 - Carolina Gehres Moraes. Crédito: Divulgação

Bento Gonçalves está cada vez mais bem representado no Estado e no Brasil. Desta vez, o destaque veio do meio tradicionalista, com a jovem de 15 anos, Isadora Biesek Castellani, que conquistou a tão sonhada faixa de 2ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul no último sábado, 20 de maio, em Rio Grande. 

A estudante do 9º ano, atleta de base sub-16 e sub-19 do Bento Vôlei, dançarina e declamadora, Isadora Biesek Castellani, de 15 anos, tem uma vida corrida e com diversas obrigações, mas que nunca superaram a paixão pela tradição gaúcha. 

Sua trajetória no meio tradicionalista até o título de 2ª Prenda Juvenil do RS - Gestão 2023/2024 - iniciaram ainda em 2014, no CTG Herdeiros da Bombacha, localizado na sede do Clube Botafogo, na Linha Garibaldina, entre Bento Gonçalves e Garibaldi. "Ingressei no CTG Herdeiros da Bombacha em março de 2014, na invernada artística do CTG. Depois de muita insistência por parte da diretora cultural, participei pela primeira vez da Ciranda de Prendas de minha entidade como Prenda Mirim no ano de 2017, conquistando a faixa de 1ª Prenda Mirim e no ano seguinte, de 3ª Prenda Mirim da 11ª Região Tradicionalista. A pandemia chegou e me vi obrigada a afastar-me dos palcos, mas no ano de 2021, volto aos mesmos me tornando 1ª Prenda Juvenil do Herdeiros da Bombacha," conta Isadora. 

E a jovem não parou por aí, com esse novo título, se dedicou mais ainda para garantir o 1º lugar na categoria Juvenil da Ciranda de Prendas da 11ª Região Tradicionalista, a qual Bento pertence, e chegar no tão sonhado Concurso Estadual. "Dali em diante foi muito estudo, dedicação, ensaios, aulas, noites em claro e querendo ou não, lágrimas, mas com muita honra e orgulho tornei-me 1ª Prenda Juvenil da 11ª RT," destaca Biesek. 

Continua após a publicidade

Mas a Ciranda Estadual exigiu muito mais da estudante, que precisou abrir mão de muitas coisas, inclusive da dança, para conseguir se dedicar em sua preparação. "Bom, é até complicado por em palavras, estaria mentindo se dissesse que foi fácil. Ensaios, aulas, estudos e mais estudos, se contar tudo eram mais de cinco horas por dia em que estava dedicada à ciranda, sem contar eventos que realizava e prestigiava. Tive as melhores pessoas me acompanhando, professores de dança, poesia, história, além de claro, o apoio de pessoas que nunca deixaram de acreditar em mim, que viraram noites comigo, ou que estavam lá simplesmente para me amparar. Essa rede foi de suma importância para que eu mantivesse a cabeça no lugar durante essa árdua preparação. O apoio da família, do departamento cultural da região e da entidade, dos meus amigos, sem dúvidas não tem preço," comenta Isadora. 

E tudo isso valeu a pena. Passando pelo concurso do próprio CTG e depois o Regional, a jovem chegou na fase Estadual concorrendo com outras 24 prendas de todo o Estado, realizando provas teóricas sobre a história e tradição, mostras folclóricas e avaliações artísticas que envolviam desde danças até uma prova de comunicação oral, Isadora conseguiu se destacar e ganhou a faixa de 2ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul em um misto de alegria e realização. "Essa faixa não significa apenas um título, é o resultado de um caminho que começou a ser traçado desde o ano de 2017, um trabalho de três anos que hoje colho os frutos, e principalmente a realização do sonho de levar minha Bento Gonçalves novamente ao estado do Rio Grande do Sul," frisa a jovem. Veja aqui a apresentação artística de Isadora: https://youtu.be/6VfUTrBopVw 

Isadora com seus pais, Rosane Biesek Castellani e Joel José Castellani, que a
acompanharam em sua trajetória. Crédito: Arquivo Pessoal

Agora suas tarefas como Prenda do RS é continuar cultivando a tradição gaúcha. "Como Prenda do estado do RS tenho como dever, auxiliar o Movimento Tradicionalista Gaúcho em suas realizações, eventos, organização, projetos e também na realização de sonhos de outras prendas que virão a participar da ciranda. Não é uma tarefa simples ou fácil, mas que necessita de muito trabalho e dedicação, e será obviamente um caminho lindo que traçarei ao lado das demais Prendas e Peões do RS," finaliza Isadora. 

Continua após a publicidade

Confira as ganhadoras da 52ª Ciranda Cultural de Prendas - Fase Estadual

Prenda Adulta

1ª Anna Júlia dos Santos Fraga - 35 CTG - Porto Alegre/1ª RT

2ª Cristina Kunzler Diemer - CTC Missioneiro dos Pampas - Três Passos/20ª RT

3ª Tassya Pereira Marasciulo - CCN Sentinela do Rio Grande - Rio Grande/6ª RT

Prenda Juvenil

1ª Laura Schweigert Braseiro - CTG Missioneiro dos Pampas - Três Passos/20ª RT

2ª Isadora Biesek Castellani - CTG Herdeiros da Bombacha - Bento Gonçalves/11ª RT

3ª Eva Sofia Dias da Silva - CTG Vinte de Setembro - Santo Ângelo/3ª RT

Prenda Mirim

1ª Kelli Larissa Pletsch - CTG Missioneiro dos Pampas - Três Passos/20ª RT

2ª Giovana Arruda Rodrigues - DTCE Marcas do Pampa - Santa Maria/13ª RT

3ª Nadine Machado Barbosa - CTG Caiboaté - São Gabriel/18ª RT

O 34° Entrevero Cultural de Peões - Fase Estadual foi realizado no mês de abril, na cidade de Ijuí. Confira abaixo os vencedores. 

Peão

1º Andrei Luiz Fonseca - CTG Passo do Ijuí - Entre Ijuís/3ª RT

2º Natan Salvini - CTG Jango Borges - Arvorezinha/14ª RT

3º Gabriel Azeredo de Mello - CTG Estância do Montenegro - Montenegro/15ª RT

Guri

1º Matheus Henrique Frohlich Santos - CTG Querência de Nova Hartz - Nova Hartz/30ª RT

2º Francesco Dartora Mazocco - CTG Querência Xucra - Putinga/14ª RT

3º Talles Alves Manganelli - CTG Pedro Telles Tourem - São Francisco de Assis/10ª RT

Piá

1º Vitor Sá Barbosa - CNN Sentinela do Rio Grande - Rio Grande/6ª RT

2º José Pedro Portella Battisti - CTG Galpão da Boa Vontade - Palmeira das Missões/17ª RT

 

3º Henrique Provensi Galvagni - CTG Sinuelo das Coxilhas - Espumoso/14ª RT