A Federação Gaúcha de Futebol - FGF realizou, na última quinta-feira (18), o Conselho Técnico para disputa do Gauchão Feminino, que definiu datas, formato da competição e regulamento. Com a participação do Brasil de Farroupilha, que vai em busca do bicampeonato do Interior e da vaga para o Brasileirão A3, o campeonato terá a participação de 10 clubes, com início no dia 30 de julho e com a final prevista para o dia 10 de dezembro.
Na primeira fase, o Brasil de Farroupilha terá como adversários o Elite, de Santo Ângelo, Cruzeiro, de Cachoeirinha, Guarany de Bagé, Futebol com Vida, de Viamão, Flamengo de São Pedro, de Tenente Portela, e Vidal Pro, de Porto Alegre. As equipes se enfrentam entre si em turno único, com os quatro melhores se classificando para a próxima fase.
A etapa seguinte contará com os quatro classificados, além de Grêmio e Internacional. Aqui, os clubes mais uma vez jogam entre si em turno único, com os quatro melhores avançando para os mata-matas. Os duelos de semifinal e final serão disputados em partidas de ida e volta. Já a decisão do terceiro lugar será em jogo único.
No ano passado, o Brasil de Farroupilha caiu na semifinal da competição estadual, sendo superado pelo Elite. O Grêmio ficou com o título gaúcho, enquanto o Juventude se sagrou campeão do Interior.
Primeira fase:
Grupo Único: Juventude, Brasil de Farroupilha, Elite, Cruzeiro, Guarany de Bagé, Futebol com Vida, Flamengo de São Pedro e Vidal Pro Futebol Clube.
Segunda fase:
Grupo Único: Grêmio, Internacional e os quatro melhores times da primeira fase