Região Oportunidade
Mais de 80 pessoas fizeram a atualização para o passaporte italiano eletrônico
Pela primeira vez, o Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre veio ao interior e ofereceu aos cidadãos italianos uma coleta biométrica para a confecção de passaportes.
22/05/2023 11h15
Por: Marcelo Dargelio
Vicê-cônsul Matteo Marrone foi uma das pessoas que auxiliaram na coleta de dados para o passaporte eletrônico - Fotos: Tiago Garziera/Exata Comunicação/Divulgação

Mais de 80 pessoas fizeram a atualização de seu passaporte italiano na cidade de Farroupilha. Durante o final de semana, Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre ofereceu aos cidadãos italianos uma coleta biométrica para a confecção de passaportes. O cônsul da Itália, juntamente com outros cônsules, esteve participando do Encontro das Tradições Italianas (Entrai), no distrito de Nova Milano, no sábado, 20 de maio.

Pela primeira vez, o Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre ofereceu aos cidadãos italianos uma coleta biométrica para a confecção de passaportes. O serviço, operado pelo vice-cônsul Matteo Marrone e por agentes do Consulado Honorário de Caxias do Sul, foi oferecido no sábado (20) e no domingo (21), em Nova Milano, distrito de Farroupilha.

Ao todo, 83 cidadãos solicitaram, previamente, atendimento junto ao Consulado Honorário de Caxias do Sul para realizar os procedimentos. Quem utilizou o serviço se surpreendeu com a agilidade. "Foi muito rápido, um espetáculo, um presente para nós", opinou a farroupilhense Rosalina Redante, 73 anos, aproveitando para renovar o passaporte que venceria no mês de julho. A coleta serviu para a emissão do passaporte italiano eletrônico – depois, impresso, ele será entregue ao cidadão.

Cônsul Valerio Caruso liderou a comitiva em Farroupilha

Continua após a publicidade

Liderando a comitiva, o Cônsul-Geral da Itália no Rio Grande do Sul, Valerio Caruso, esteve na localidade em visita oficial no sábado. "Aqui, é uma Itália fora da Itália. É um grande orgulho estar aqui, para nossa comunidade, em um dia histórico importante, em um lugar simbólico como este, onde, 148 anos atrás, os pioneiros imigrantes italianos Stefano Crippa, Tommaso Radaelli e Luigi Sperafico chegaram – marcando a data que, mais tarde, se transformou no Dia da Etnia Italiana no Rio Grande do Sul, como forma de valorizar a contribuição social, econômica e cultural legada pelos imigrantes ao Estado", detalhou.

Cônsul Valerio Caruso integrou-se com a comunidade de Farroupilha, acompanhado do prefeito Fabiano Feltrin

 

No palco do Entrai, Caruso entregou lembranças e homenagens aos representantes das três famílias pioneiras de imigrantes, a grupos folclóricos e a outras entidades, celebrando a história daqueles que fizeram dessas terras a construção de oportunidades de olho em novos horizontes. "Estamos aqui para celebrar o passado de uma comunidade que ajudou muito o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, mas principalmente para ressaltar o presente e o futuro da nossa comunidade italiana no Rio Grande do Sul, o futuro dos nossos filhos, que serão italianos como nós", disse.

Continua após a publicidade

Esse vínculo está sedimentado na política de aproximação que o Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre está fazendo com núcleos onde a comunidade de cidadãos italianos está espalhada pelo Estado. Além de estar representado pela presença de Caruso nesses lugares, pode ser exemplificado pelo trabalho de descentralização dos serviços consulares da capital.