Mais de 80 pessoas fizeram a atualização de seu passaporte italiano na cidade de Farroupilha. Durante o final de semana, Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre ofereceu aos cidadãos italianos uma coleta biométrica para a confecção de passaportes. O cônsul da Itália, juntamente com outros cônsules, esteve participando do Encontro das Tradições Italianas (Entrai), no distrito de Nova Milano, no sábado, 20 de maio.
Pela primeira vez, o Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre ofereceu aos cidadãos italianos uma coleta biométrica para a confecção de passaportes. O serviço, operado pelo vice-cônsul Matteo Marrone e por agentes do Consulado Honorário de Caxias do Sul, foi oferecido no sábado (20) e no domingo (21), em Nova Milano, distrito de Farroupilha.
Ao todo, 83 cidadãos solicitaram, previamente, atendimento junto ao Consulado Honorário de Caxias do Sul para realizar os procedimentos. Quem utilizou o serviço se surpreendeu com a agilidade. "Foi muito rápido, um espetáculo, um presente para nós", opinou a farroupilhense Rosalina Redante, 73 anos, aproveitando para renovar o passaporte que venceria no mês de julho. A coleta serviu para a emissão do passaporte italiano eletrônico – depois, impresso, ele será entregue ao cidadão.
Cônsul Valerio Caruso liderou a comitiva em Farroupilha
Liderando a comitiva, o Cônsul-Geral da Itália no Rio Grande do Sul, Valerio Caruso, esteve na localidade em visita oficial no sábado. "Aqui, é uma Itália fora da Itália. É um grande orgulho estar aqui, para nossa comunidade, em um dia histórico importante, em um lugar simbólico como este, onde, 148 anos atrás, os pioneiros imigrantes italianos Stefano Crippa, Tommaso Radaelli e Luigi Sperafico chegaram – marcando a data que, mais tarde, se transformou no Dia da Etnia Italiana no Rio Grande do Sul, como forma de valorizar a contribuição social, econômica e cultural legada pelos imigrantes ao Estado", detalhou.
No palco do Entrai, Caruso entregou lembranças e homenagens aos representantes das três famílias pioneiras de imigrantes, a grupos folclóricos e a outras entidades, celebrando a história daqueles que fizeram dessas terras a construção de oportunidades de olho em novos horizontes. "Estamos aqui para celebrar o passado de uma comunidade que ajudou muito o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, mas principalmente para ressaltar o presente e o futuro da nossa comunidade italiana no Rio Grande do Sul, o futuro dos nossos filhos, que serão italianos como nós", disse.
Esse vínculo está sedimentado na política de aproximação que o Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre está fazendo com núcleos onde a comunidade de cidadãos italianos está espalhada pelo Estado. Além de estar representado pela presença de Caruso nesses lugares, pode ser exemplificado pelo trabalho de descentralização dos serviços consulares da capital.
Mín. 13° Máx. 29°