A novela do conhecido Lago da Fasolo em Bento Gonçalves está longe de acabar. Um sinal de esperança havia surgido no final de fevereiro de 2023 quando a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) lançou um edital de licitação para a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto no local, mas de acordo com a assessoria da Prefeitura, o processo não teve interessados e irão relançar, porém, sem uma data definida.
O Lago da Fasolo, localizado no bairro Progresso, já se tornou uma dor de cabeça constante na cidade, principalmente para a população que reside nas proximidades, que vivem sem nenhuma solução a vista.
Em 2021, vereadores do município criaram uma Frente Parlamentar em Defesa do Lago da Fasolo para dar andamentos ao processos. No final de fevereiro deste ano, finalmente surgiu uma novidade sobre o futuro do local quando a Corsan lançou um pregão eletrônico com o objetivo de conseguir interessados para a construção da rede coletora, elevatório de esgoto bruto, linha de recalque e implantação da estação de tratamento de esgoto do lago no valor de R$ 1.676.237,89, porém, não obteve sucesso.
De acordo com a assessoria da Prefeitura de Bento Gonçalves, a licitação não teve interessados e agora a Corsan irá relançar o pregão com outra proposta, mas sem uma data definida. "A Corsan lançou no final de fevereiro, o edital de licitação para a execução das obras da estação de tratamento, mas a licitação foi deserta. Segundo informações da Companhia, o departamento de licitações já está fazendo ajustes e deverá lançar um novo edital. Após a conclusão do edital e contratação da empresa o prazo é de um ano para concluir a obra," destaca a assessoria.
Na próxima terça-feira, 23, a Frente Parlamentar presidida pelo vereador Agostinho Petroli (MDB), tendo José Antônio Gava (PDT) como Relator e os membros Edson Biasi (PP), Eduardo Pompermayer (PP), Rafael L. Fantin (PSD), o Dentinho e Thiago Fabris (PP), irá se reunir para discutir a situação.