O cenário do turismo mundial no pós-pandemia e os desafios apresentados ao setor foram algumas das pautas tratadas nesta quarta-feira (17.05) durante o primeiro dia da 118ª reunião do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), realizado na República Dominicana. A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, representou o Brasil no evento. O país é membro eleito do Conselho que é responsável por executar as resoluções da Assembleia Geral e relatar o programa de trabalho da entidade.
Durante a reunião, o Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashivili, apresentou os dados da recuperação do setor no mundo. O Oriente Médio ultrapassou os índices pré-pandemia (115%), enquanto a Região das Américas já recuperou 85% das atividades registradas em 2019.
O secretário destacou ainda que o setor enfrentará alguns desafios nos próximos anos, entre eles, as mudanças climáticas, o aumento do custo de vida e a escassez de pessoal. Segundo ele, a organização trabalhará como prioridade global a competitividade e resiliência; a sustentabilidade e economia verde; educação, emprego e empoderamento como prioridade
“A preservação e a sustentabilidade são pautas prioritárias também do governo federal brasileiro e estamos muito felizes em partilhar esse objetivo. O turismo é o caminho para desenvolver economicamente e socialmente uma nação de forma responsável e sustentável. É com esse foco que temos trabalhado no Ministério do Turismo”, comentou a ministra.
Em sua fala, Daniela Carneiro, destacou a criação, na estrutura do Ministério do Turismo, do Departamento de Qualidade, Sustentabilidade e Ações Climáticas e reforçou o interesse na criação de um Marco Estatístico para mensurar a sustentabilidade no Turismo.
Outro assunto debatido no encontro foi a instalação e funcionamento dos escritórios regionais da entidade. Entre eles o do Brasil, o primeiro da entidade para a região das Américas. “Esperamos poder, em breve, assinar o acordo de sede para formalizar essa iniciativa que atenderá toda a região, possibilitando aprofundar, ainda mais, a cooperação e beneficiar todos os países americanos por meio da cooperação técnica, seminários, oficinas e capacitações”, finalizou.
Por Lívia Nascimento
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Mín. 14° Máx. 25°