A Federação Gaúcha de Futebol - FGF realizou, nesta terça-feira (16), o Conselho Técnico extraordinário do Gauchão A2 Sub-20, o qual definiu, junto com clubes participantes, o formato de disputa e chaveamento. A competição terá início previsto para o dia 31 de maio, estendendo-se até o dia 24 de setembro. O Esportivo disputa o campeonato em busca do acesso à elite.
Com a desistência de Atlético Carazinho, Marau e Santo Ângelo e com o acréscimo do Futebol Com Vida, que passa a participar após aprovação unânime das equipes participantes da competição, serão 12 clubes na disputa pelo título e acesso ao Gauchão A1 Sub-20 2024.
O Esportivo estará no grupo A, ao lado do Elite, de Santo Ângelo, Safurfa, de Marau, Tupi, de Crissiumal, Novo Horizonte, de Esteio, e Igrejinha. Na chave B estão o São Paulo, de Rio Grande, São Gabriel, Sapucaiense, de Sapucaia do Sul, Real, de Capão da Canoa, Futebol Com Vida, de Viamão, e Nacional, de São Leopoldo.
O formato de disputa segue o que foi definido anteriormente. As equipes se enfrentam entre si dentro de cada grupo em turno único. Os quatro melhores de cada chave avançam para próxima fase. As quartas de final, semifinais e finais serão disputadas em jogos de ida e volta. Os dois finalistas, além da disputa pelo título, conquistarão o acesso ao Gauchão A1 Sub-20 de 2024. A tabela de jogos deverá ser divulgada em breve pela FGF.
Mín. 14° Máx. 25°