Com a manutenção da espinha dorsal do time vice-campeão da Série Ouro de 2022 e valorizando os atletas da casa, o Bento Gonçalves Futsal, em parceria com a Associação Atlética Progresso Futsal (BGF/AAPF) inicia a sua jornada em mais uma edição da elite do futsal gaúcho. Com Vaner Flores no comando, o clube tem como objetivo principal, primeiro, buscar a classificação aos mata-matas da competição estadual.
Com um investimento limitado, porém com uma estrutura de treinamento maior em relação ao ano passado, o BGF/AAPF almeja repetir os bons resultados dos últimos anos na Série Ouro. “Viemos de dois títulos, em 2021, e de um vice-campeonato, em 2022 e, portanto, a expectativa sempre emerge, mas sabemos que é uma realidade diferente em relação ao ano de 2021. Com a chegada do presidente Bernardo Marini, o clube está se reestruturando e seguimos nessa batida de quatro a cinco adultos e o resto do grupo formado por atletas das categorias sub-17 e sub-20”, detalha Vaner Flores.
Conforme o treinador do BGF/AAPF, o objetivo principal do clube é avançar para a fase de mata-matas da competição estadual. “No momento não falamos de título, e sim em sermos competitivos. Iniciamos parecido com o ano passado, com pés no chão e simplicidade. Tenho lutadores e uma gurizada que está querendo. Vamos pensar em jogo a jogo, mas não podemos deixar de pensar na classificação, e o que nos leva a avançar de fase é o bom desempenho com os resultados”, salienta.
O BGF/AAPF renovou com todos os jogadores titulares do ano passado e integrou novos atletas da base ao elenco principal para a disputa da Série Ouro 2023. Ao contrário do ano passado, o grupo de atletas está treinando três dias por semana, desta forma, ofertando uma melhor condição de trabalho dentro de quadra, embora não seja ainda a ideal.
De acordo com Vaner Flores, o grupo está assimilando o estilo de jogo proposto dentro das quatro linhas, porém levará um período para que o entrosamento de todo o grupo atinja o patamar desejado. “A treinabilidade teria que ser todo dia, mas não é. No entanto é aquilo que temos e estamos fazendo com que eles entendam e que tenhamos o suporte dos atletas mais experientes nos jogos. A gurizada que chegou está entendendo o trabalho, mas requer um bom tempo para eles pegarem toda essa dinâmica que os mais experientes têm”, pondera o treinador, que complementa:
“Estamos prontos para lutar a todo instante para conseguir nossa classificação. Olhando para a minha equipe, dando o suporte para que ela entre confiante dentro dos jogos, tenho certeza que vamos fazer bons jogos e, se formos merecedores, vamos conquistar os resultados para buscar os objetivos”, afirma.
A estreia do BGF/AAPF na Série Ouro de Futsal de 2023 ocorre diante da Yeesco Sercesa, no sábado (20), às 20h, em Carazinho. O primeiro confronto em casa do time de Bento Gonçalves será no dia 27, contra a AVGF, de Caxias do Sul, às 19h, no Ginásio Municipal Darcy Pozza.