Seu Pet Causa animal
Em cinco meses, Bento-PET atende quase 800 animais abandonados e de pessoas de baixa renda
Os números são referentes aos serviços de urgência do SAMU PET e consultas ambulatoriais no Espaço PET.
17/05/2023 11h59
Por: Renata Oliveira Fonte: NB Notícias
Crédito: Rodrigo De Marco / Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Desde o início de 2023, o programa Bento-Pet, através do SAMU PET e Espaço PET, já realizaram quase 800 atendimentos de animais abandonados, vítimas de maus-tratos e de pessoas de baixa renda em Bento Gonçalves. 

O serviço do programa Bento-Pet foi apresentado em março de 2022 e desde então muitas mudanças na causa animal foram registradas, tornando a cidade um exemplo na região com tantas ações positivas. Com o objetivo de auxiliar animais abandonados e de moradores de baixa renda (inscritos no CadÚnico) em Bento Gonçalves, a Prefeitura investiu em castrações em massa, uma ambulância especializada no atendimento veterinário e um ambulatório com farmácia para os peludos. 

A Coordenadora do departamento, Michele Segatto, destaca que o serviço é para dar oportunidade para aqueles que não tem condição financeira ainda ter o seu animal de estimação. "Para ter direito aos programas do BentoPet e do Samupet, a família deve ter CadÚnico ativo (por ser um programa para pessoas em situação de vulnerabilidade social) e ser residente no município de Bento Gonçalves. Assim damos oportunidade de atendimento para quem realmente necessita de ajuda e não tem condições financeiras para cuidar do seu animal," frisa Segatto. 

E o programa também atende protetoras e voluntárias da causa animal da cidade. "As protetoras tem acesso diferenciado para encaminhamentos no departamento, sendo que estamos cadastrando novas protetoras e voluntárias da causa atualmente," avisa a coordenadora. 

Continua após a publicidade

Segatto também revela que já foram quase 800 atendimentos de urgência e consultas ambulatoriais somente neste ano. “Pelo SAMU PET já ajudamos mais de 140 animais em situação de emergência e realizamos mais de 130 consultas ambulatoriais no Espaço PET, além disso, unindo com outros atendimentos, já foram aproximadamente 790 ocorrências," conta Michele.

Na questão das castrações, desde 2022, já foram realizados mais de 6 mil procedimentos em cães e gatos do município e, futuramente, planejam realizar as cirurgias no próprio Espaço PET. De acordo com secretário da Saúde, Gilberto Junior, "estamos nos organizando para fazer procedimentos de castração lá no espaço, adequando e estruturando, porém não atenderemos toda a demanda do município. Mas, ainda está em projeto e não tem previsão de início," esclarece Gilberto. 

Atualmente não estão abertas as inscrições para a realização de novos procedimentos de castração. A Secretaria de Saúde acompanha o processo, e ao longo dos próximos meses devem ser informadas novas datas. 

Continua após a publicidade

E além de todos esses serviços, o programa Bento-PET também acolhe animais em situações de maus-tratos. “Atualmente, estamos com 17 animais esperando um lar (todos vítimas de maus-tratos). E já realizamos mais de 65 adoções em nosso departamento,” comenta a coordenadora Michele. 

Quem quiser conhecer os animais em adoção podem entrar em contato pelos telefones: 3055-7115 ou 992744262.

Como contatar o SAMU Pet?

O atendimento no SamuPet pode ser solicitado pelo WhatsApp (54) 99223-1853, sendo apenas para casos de urgências e emergências de animais de tutores inscritos no Cadastro único da Assistência Social, mediante comprovante. O serviço funciona de segunda à sexta-feira, das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h. 

Espaço PET: 

Rua Goiânia, 549, no bairro Botafogo (em frente ao antigo Galassi). De segunda à sexta-feira, das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h. 

Outros telefones:

Castrações: (54) 3055.7115 ou (54) 99274.4262 ou (54) 99223.1853 

Denúncias de Maus-tratos: (54) 3055.7211

 

Bento Ouvidoria: 0800.979.6866