15°C 18°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Símbolo dos gaúchos, Laçador ganha voz e conta a história de seu restauro

Longa-metragem “Monumental! O Restauro de um Símbolo” conta, na voz do próprio Laçador, a história da obra, do seu criador, Antônio Caringi, e a contextualização histórica de cada fato ocorrido desde então.

17/05/2023 às 09h21
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
Símbolo dos gaúchos, Laçador ganha voz e conta a história de seu restauro

Muito mais do que o importante processo de restauração que o Monumento do Laçador foi submetido no ano passado, o longa-metragem “Monumental! O Restauro de um Símbolo” conta, na voz do próprio Laçador, a história da obra, do seu criador, Antônio Caringi, e a contextualização histórica de cada fato ocorrido desde então. A obra, que é uma iniciativa do Sinduscon-RS, terá três exibições de estreia, duas na capital e uma em Pelotas. Todas as sessões serão gratuitas e abertas ao público.

De acordo com Zalmir Chwartzmann, coordenador do Projeto Construção Cultural — Resgate do Patrimônio Histórico do Sinduscon-RS, responsável pelo restauro, esse é mais um passo dado para consolidar, ainda mais, a história dos gaúchos. “Agora, está nas telas, a história do símbolo do estado. Todos terão acesso gratuitamente, através deste filme, do passo a passo da restauração que o Sinduscon-RS proporcionou aos gaúchos.  É uma produção que promete emocionar o público de todas as idades, com uma história inspiradora e uma produção cinematográfica de alta qualidade. O filme é uma homenagem ao herói gaúcho e um tributo à cultura e tradições do Rio Grande do Sul”, revela Zalmir.

Produzido pela Spectra Filmes, o Diretor Jaime Lerner, conta  que a produção do filme ocorreu em duas etapas: o registro da restauração e as filmagens dos depoimentos e cenas de rua. A ideia inicial era fazer um média-metragem, mas durante os estudos percebemos que tínhamos um material riquíssimo para um longa-metragem. As imagens, além do acervo histórico, contam com gravações que ocorreram em Pelotas, Caxias do Sul e Porto Alegre.

Participam do longa o ator gaúcho, Carlos Cunha, além de vários historiadores,  acadêmicos e familiares do escultor Caringi e operários que fizeram a restauração. A obra é uma realização do Sinduscon-RS (Projeto Construção Cultural Resgate do Patrimônio Histórico). O patrocínio é da Gerdau e o financiamento da Secretaria de Cultura do Estado do RS, através da Lei de Incentivo à Cultura.

 

Cronograma de estreia

24/05 às 19h, estreia na Cinemateca Capitólio - Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Porto Alegre/RS;

31/05 às 18h, exibição com Debate na Casa de Cultura Mário Quintana - R. dos Andradas, 736 - Porto Alegre/ RS;

Lançamento em Pelotas, durante o mês de junho.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários