As instituições vinculadas à Secretaria da Cultura (Sedac) organizaram uma programação especial para receber o público durante a 21ª edição da Semana Nacional dos Museus. A partir desta terça (16/5), os espaços receberão diversas atividades com foco em sustentabilidade e na contribuição dos museus para o bem-estar das comunidades. São oficinas, mesas-redondas, exposições, documentários, filmes e peças de teatro; todos com entrada gratuita.
Com o tema Museus, sustentabilidade e bem-estar e tratando de pautas que integram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), a Semana Nacional dos Museus é uma promoção do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e envolve todas as instituições museais brasileiras.
De acordo com a compreensão do Ibram, os museus promovem a sustentabilidade em aspectos culturais, sociais, econômicos e ambientais. Essa promoção ocorre de várias maneiras: pela promoção da educação sobre os recursos naturais e culturais, bem como sobre a preservação deles; pela construção de identidade e pertencimento em relação à história e ao patrimônio cultural; e pelo fornecimento de espaços de lazer. Como reflexo da sustentabilidade, os espaços também contribuem para a geração de bem-estar e bem-viver nos locais em que estão inseridos.
Haverá programação especial no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, na Casa de Cultura Mário Quintana, No Museu Julio de Castilhos e noMuseu da Comunicação Hipólito José da Costa.
Link para a programação completa da Semana Nacional dos Museus
Texto: Sara Goldschmidt/Ascom Sedac
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom
Mín. 15° Máx. 18°