A cidade de Bento Gonçalves esteve representada por quatro capoeiristas na quarta edição dos Jogos Abertos da Capital de São Paulo. A competição de nível nacional contou com a participação de mais de 300 atletas de todas as partes do Brasil, os quais estiveram reunidos entre os dias 11 e 14 de maio na capital paulista. Com grande desempenho no evento, os atletas de Bento retornaram ao município com a bagagem repleta de conquistas.
O bento-gonçalvense Luan Lucas de Barba, o Cordilheira, professor de capoeira na Serra Gaúcha, sagrou-se vice-campeão da categoria A com o Melhor Jogo de Siriúna e Melhor Jogo de São Pedro da Abadá. Patrick Diniz Marques, o Machado, obteve a terceira colocação na categoria C, também contando como Melhor Jogo de Siriúna e Melhor Jogo de São Pedro da Abadá.
Também subiram ao pódio Willian Rodigheri Longhi, o Guepardo, quarto colocado na categoria C; Ezequiel Camargo Cabral, o Zica, terceiro lugar na categoria C (35 a 45 anos), também conquistando o Melhor Jogo de São Pedro da Abadá; e Wesley Lemos, o Batutinha, terceiro colocado na categoria I como a Melhor Corda Laranja.
Além dos competidores de Bento, a Serra Gaúcha esteve representada por capoeiristas de Veranópolis, Vila Flores, Vacaria, Protásio Alves e Nova Prata, todos comandados pelo Mestre Cordilheira.
Entre os dias 16 e 18 de junho ocorrem os Jogos Abertos ExpoBento, primeira edição da competição de Capoeira de Bento Gonçalves que será realizada nos Pavilhões da Fundaparque, durante a ExpoBento e Fenavinho.