Se você é um bento-gonçalvense "raiz" com certeza já foi, pelo menos uma vez, caminhar na mais conhecida "FERVI". O campus da UCS Bento é um refúgio convidativo para espairecer e curtir a natureza, mas frequentar esse ambiente, no entanto, requer cuidados tanto por parte dos estudantes quanto dos moradores, especialmente durante a vigência do período letivo.
Ao contrário da temporada de recesso acadêmico, quando o fluxo de veículos é reduzido, nesta época o entra e sai de carros e ônibus é constante. O movimento se mantém até mesmo em parte do final de semana. Aos sábados, alunos dos cursos de pós-graduação precisam acessar o campus para frequentar as aulas. Eventualmente, também aos domingos há programações, como as provas do Enem, por exemplo.
Por isso, ainda que o fluxo seja controlado, é preciso que o local seja utilizado por todos com cautela, a fim de evitar incidentes. "O campus, sem dúvida, é um lugar para toda a comunidade. Nós não apenas desejamos que as pessoas usufruam esse espaço, como queremos que elas venham aproveitar cada atrativo do campus. Nós temos dias mais tranquilos para isso e outros que exigem empatia de todos que precisam ou gostam de vir aqui", comenta Leonardo Stefani, Presidente da Fundação Educacional da Região dos Vinhedos.
Uma das ações previstas pela universidade para melhorar a compreensão do uso do espaço será a ampliação da comunicação visual no campus. Uma nova placa informativa será colocada no acesso da UCS Bento, de modo a alertar motoristas e pedestres sobre a utilização do local de forma respeitosa e cortês. "Percebemos que o campus vem se tornando um espaço cada vez mais procurado pela comunidade, por isso sentimos a necessidade de acrescentar outras placas às já existentes", diz Stefani.
O melhor dia para o público curtir os 64 hectares do campus – ou parte deles –, durante o período letivo, é no domingo. Nesse dia, a UCS Bento fecha totalmente o acesso dos carros, mesma medida adotada também aos feriados.
O espaço é um dos mais procurados pela população, especialmente a da zona norte do município. Enquanto uns optam por caminhadas, outros preferem correr. Há, ainda, os que utilizam o campus para pedalar. E, sempre, muitas famílias que vão passar horas agradáveis ali, seja para tomar um chimarrão ou para brincar com as crianças, aproveitando o ar puro e a tranquilidade do lugar.