Educação Mais qualificação
Grupo de produtores culturais de Bento cria plataforma de cursos gratuitos
São oito cursos voltados para a educação e literatura. Na finalização, é oferecido um certificado de conclusão de 20 horas.
15/05/2023 14h44 Atualizada há 2 anos
Por: Renata Oliveira Fonte: NB Notícias
Qualquer pessoa, maior de 16 anos, pode realizar os cursos, basta criar uma conta no site.

Com o intuito de ampliar o acesso a educação de qualidade para toda a população, um grupo de produtores culturais de Bento Gonçalves criou o programa "Mais Cultura", uma plataforma online que oferece oito cursos gratuitos que abrangem literatura, interpretação e escrita. O projeto é financiado pelo Fundo Municipal de Cultura da cidade. 

A democratização do acesso a educação de qualidade é essencial para uma sociedade mais evoluída, pensando nisso, um grupo de produtores culturais de Bento Gonçalves criou o projeto "Mais Cultura" que disponibiliza oito cursos gratuitos de ensino à distância que envolvem literatura, direitos humanos, contação de histórias, escrita narrativa, dentre outros, para toda a população, tanto da cidade quanto do país. 

Um dos integrantes do programa, o produtor cultural Robert Melo, conta que o propósito do projeto é oferecer cursos de qualificação para todos que buscam melhorar os próprios conhecimentos. "O objetivo é capacitar estudantes, professores, produtores culturais e a comunidade em geral nas áreas de literatura e educação, estimulando a leitura e desenvolvendo capacidades de interpretação. Acreditamos que a leitura deva ser incentivada desde a primeira infância e se consolidar na adolescência, por isso, o vínculo ente literatura e educação é essencial," explica Melo. 

O programa é para maiores de 16 anos e todos os cursos oferecem certificado de conclusão. "Serão oferecidos oito cursos, cada um dividido em três módulos que contêm vídeos e textos produzidos por profissionais da cultura. Cada curso oferece, ao final, uma avaliação que garante ao concluindo um certificado de 20h. Tratam-se de cursos online que ficam disponíveis para qualquer pessoa do país. A pessoa pode estudar a qualquer momento, sendo que o progresso ficará salvo para continuar em outro momento, caso necessário," esclarece o produtor cultural. 

Continua após a publicidade

Todos os cursos podem ser acessados pelo site https://www.projetomaiscultura.com/ e são abertos ao público, sem aulas ao vivo, sendo que cada formação possui sua própria dinâmica, podendo conter vídeos ou não. Não será fornecido apostilas e todos os materiais são disponibilizados diretamente na plataforma.

Os cursos oferecidos são:

- Literatura e direitos humanos (Robert Melo)

Continua após a publicidade

- Contação de histórias (Bárbara Catarina) 

- Bibliotecas escolares (Jamili Moreira)

- Literatura para o ENEM (Robert Melo)

-  Como escrever e publicar seu livro (Robert Melo)

- Musicalidade poética (Gabriel Josende) 

- Escrita narrativa (Maya Falks)

- História da educação (Jamili Moreira)

Acesse o site do programa, confira mais informações dos cursos e se inscreva: https://www.projetomaiscultura.com/