Um projeto do Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves está mudando a realidade de comunidades periféricas da cidade. Com atitudes simples de prevenção, mas que não aconteciam nos bairros de periferia, o projeto Bombeiro nos Bairros pretende reduzir os riscos com pequenas ações no dia a dia de pessoas que necessitam de muito.
A iniciativa foi trazida para a corporação pelo tenente Ozeas Cardoso de Aguiar. O projeto começou pelo bairro Eucaliptos, um dos mais vulneráveis de Bento Gonçalves e onde ocorrem mais incêndios ao longo dos últimos anos. Um exemplo do benefício do projeto é a troca das mangueiras de botijão de gás. O que parece ser um simples detalhe pode salvar a vida de muitas famílias.
Segundo o tenente Ozeas, foram identificados que a maioria das residências utilizavam mangueiras que estavam vencidas há cinco e até 10 anos, nem como o sistema de registro de gás. Foram visitadas 15 residências, sendo que foram feita trocas de 10 registro de gás, 8 trocas de mangueiras vencidas e 22 trocas de braçadeiras. Equipamentos deste tipo já vencidos podem colaborar diretamente para que uma casa seja incendiada em poucos minutos, fazendo com que as famílias percam o pouco que tem. Todos os equipamentos foram trocados sem custo para os moradores.
O projeto Bombeiro nos Bairros também prevê outras atividades que serão realizadas ao longo do ano. Serão feitas palestras sobre como agir em casos de engasgo de adulto e crianças, como realizar a contenção de hemorragia, como agir em casos de desmaio e também o acionamento correto dos bombeiros, dentre outras atividades.
Comemorando os primeiros resultados da ação, o tenente Ozeas relata que está em fase de confecção, um ímã de geladeira com o fone 193, para acionamento rápido dos bombeiros, bem como uma revista ilustrada com atividades educativas de prevenção a acidentes no lar. O projeto Bombeiro nos Bairros deve ter visitas a bairros da cidade pelo menos uma vez por semana.
Mín. 14° Máx. 25°