Turismo Turismo
Tendências de hospedagem que aquecem o turismo
É daqueles(as) apaixonados(as) por hospedagens “diferentonas”? Então, confere a lista que a Agência de Notícias do MTur trouxe com elas, que já est...
11/05/2023 18h15
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Ministério do Turismo
Casa de madeira em Palmeiras (BA). Crédito: divulgação Airbnb

Uma das coisas que muita gente não abre mão na hora de viajar é optar por uma boa hospedagem. Afinal, a acomodação faz parte da experiência turística, seja pelo conforto proporcionado, pela localização privilegiada, pelo preço acessível ou pelos atrativos incluídos. Mas tem gente que vai além desses requisitos e quer imergir na experiência que as hospedagens “diferentonas” trazem.

Essas hospedagens buscam fugir do padrão e investir em inovação com um toque sofisticado para agradar turistas curiosos e que querem viver experiências únicas. A Agência de Notícias do Turismo vai mostrar algumas delas:

GLAMPING– os campings de luxo estão em alta para quem quer acampar, mas sem passar “perrengue” e com muito conforto. A modalidade oferece imersão na natureza repleta de glamour em locais rústicos e naturais.

As opções vão desde uma cama confortável e um banho quente até experiências de luxo completa, com decoração, gastronomia, spa e passeios personalizados. Em alguns lugares, é possível encontrar também cama do estilo king size com lençóis requintados, máquinas de chá/café e profissionais de segurança.

Continua após a publicidade

Você vai encontrar glampings em destinos como Jalapão (TO), Península de Maraú (BA), Cambará do Sul (RS), Pirenópolis (GO) e Serra da Mantiqueira, que fica nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

MINI CASAS– A “tiny house” (ou mini casa) é uma opção de hospedagem para quem quer viver o minimalismo de uma forma muito aconchegante. As casinhas são espaços pequenos, geralmente para duas pessoas, mas que comportam quarto, banheiro, uma pequena cozinha e até um espaço para refeições em comum. Alguma delas contam com uma parte exterior repleta de sofisticação, onde o hospede poderá fazer churrasco, aproveitar uma banheira, deitar-se na rede ou fazer uma fogueira.

A mini casa é uma acomodação moderna e ecológica, geralmente feita de madeira (mas isso não é uma regra), e encontrada em espaços mais naturais, longe dos grandes centros urbanos, ou dentro das cidades, mas em locais menos agitados. É literalmente uma casinha no “meio do nada”.

Continua após a publicidade

Alguns exemplos de locais onde se hospedar em mini casas são Praia do Rosa (SC), Distrito Federal, Itatiba (SP), Curitiba (PR), Uberlândia (MG), Chapada dos Veadeiros (GO), Palmas (TO) e Vila Velha (ES).

TRAILERS– Os motorhomes e trailers se tornaram uma tendência que vão além de um meio de transporte usado para viajar. Agora, eles ficam paradinhos em destinos turísticos e prontos para ser a acomodação de quem quer realizar esse desejo de “morar em um veículo”. Os espaços se tornaram literalmente o quarto de hospedagem para quem quer viver essa experiência imersiva e alguns deles também oferecem a cozinha dentro do trailer.

Alguns exemplos de destinos turísticos onde você vai encontrar hospedagens como estas são Campos do Jordão (SP), Bombinhas (SC), Gonçalves (MG), Nova Friburgo (RJ), Ilhabela (SP), Domingos Martins (ES) e Pirenópolis (GO).

CASA NA ÁRVORE– Quem nunca se imaginou, quando criança, vivendo ou passando pelo menos um tempinho em uma casa na árvore? Com o turismo, esse sonho se torna realidade e o viajante pode encontrar esse tipo de acomodação que fica literalmente no topo de uma árvore. A casa na árvore é uma tendência para quem quer aproveitar a vista da natureza e ter momentos de tranquilidade.

A estrutura interna vai contar com o charme do tronco no meio da sala e o encantamento vai continuar na parte externa da casa, com um deck onde o turista pode se sentar e apreciar o nascer e o pôr do sol. Além disso, as folhas caindo e a sombra dos galhos vão deixar a experiência de hospedagem ainda mais memorável.

Alguns locais onde você vai se hospedar em uma casa na árvore são Santa Cruz Cabrália (BA), Monte Verde (MG), Alto Paraíso de Goiás (GO), Autazes (AM), Urubici (SC), Chapada Diamantina (BA), e Santa Cruz do Sul (RS).

BARCOS– Veleiros e barcos também ganharam espaço para se transformar em hospedagem. Além de apreciar a bela vista do percurso, o turista também vai poder dormir, fazer suas refeições e tomar banho dentro das embarcações, levando de volta na memória lembranças dessa experiência única.

Tenha em mente que, além de se acomodar com conforto, você ainda vai experimentar uma imersão em praias paradisíacas, apreciando os tons azul e verde das águas salgadas, ou avistando o voo de aves raras em meio à imersão de rios históricos do país.

A sua “casa no mar ou no rio” pode ser encontrada em Ubatuba (SP), Manaus (AM), Angra dos Reis (RJ), Poconé (MT), Alter do Chão (PA), Brasília (DF) e Capitólio (MG).

Por Nayara Oliveira
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo