A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) promoverá, em 18 e 19 de maio, atividades especiais no Jardim Botânico e no Museu de Ciências Naturais. A ação é alusiva à 21ª Semana Nacional de Museus – que, neste ano, tem como tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”.
Sugerido pelo Conselho Internacional dos Museus, o assunto propõe uma reflexão sobre a importância dos museus na promoção de saúde mental, educação ambiental e inclusão social, além de apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.
“O Estado possui, no Jardim Botânico e no Museu de Ciências Naturais, um rico acervo científico, além de exemplares da fauna e da flora. As atividades têm como objetivo aproximar o público da biodiversidade do Rio Grande do Sul, promovendo educação ambiental, gerando conhecimento e valorizando o trabalho técnico realizado”, ressaltou a titular da Sema, Marjorie Kauffmann.
A programação conta com visita mediada aos laboratórios e coleções cientificas, ida ao serpentário com extração de peçonha e observação de fauna noturna. Além disso, haverá exposição de fotos indígenas em parceria com o Museu Júlio de Castilhos– vinculado à Secretaria da Cultura (Sedac) –, inauguração do meliponário de abelhas nativas do Estado, rodas de conversa e oficina de tranças.
As atividades são gratuitas, sendo necessário apenas o pagamento do ingresso no valor de R$ 6. Algumas ações têm vagas limitadas.
O Jardim Botânico e Museu de Ciências Naturais ficam na Rua Dr. Salvador França, 1427, bairro Jardim Botânico, em Porto Alegre.
Texto: Caroline Rodrigues/Ascom Sema-Fepam
Edição: Felipe Borges/Secom