14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Bento registra mais de 20 casos de dengue em 15 dias

A maioria dos casos vem dos bairros Vila Nova I e II. Como forma de combate, a Prefeitura vem aplicando fumacê nas ruas. Confira as próximas localidades que irão receber a ação.

10/05/2023 às 17h26 Atualizada em 11/05/2023 às 01h01
Por: Renata Oliveira Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
O fumacê está sendo aplicado em vários bairros da cidade como forma de combate ao mosquito. Crédito: Divulgação
O fumacê está sendo aplicado em vários bairros da cidade como forma de combate ao mosquito. Crédito: Divulgação

Em 15 dias, Bento Gonçalves já registrou mais de 20 casos de Dengue, mais de 100 focos do mosquitos em todos os bairros da cidade, além de três moradores confirmados com chikungunya. A maioria dos pacientes vem do Vila Nova I e II. 

Bento Gonçalves está com o sinal de alerta aceso sobre os casos de Dengue na cidade. No dia 26 de abril, foi divulgado no site da Prefeitura que havia 47 casos da doença e 120 focos do mosquito, 15 dias depois, os números saltaram para 73 infectados e mais de 150 focos do Aedes aegypti. Além disso, há 51 pacientes em análise (que ainda não foram confirmados se estão com a doença ou não) e três casos de chikungunya, sendo um autóctone (caso contraído no município). 

De acordo com a veterinária da vigilância ambiental, Analiz Zatera, todos os bairros do município estão na mira do mosquito, mas os que mais registraram foram os bairros Vila Nova I e II. "De todos os casos confirmados, 75% deles vem dos bairros Vila Nova I e II," destaca a veterinária. 

Para combater o mosquito, a Secretaria da Saúde (SMS), através do trabalho dos agentes de endemias do município, estão aplicando o fumacê (que consiste em passar nas ruas uma "nuvem" de fumaça com baixas doses de um agrotóxico que elimina a maior parte dos mosquitos adultos), em vários bairros da cidade. "Passamos no Vila Nova nesta quarta-feira, 10, e vamos no Zatt nesta quinta-feira, 11, nas ruas Antônio Rizzi, João Domingos Poli e Sérgio Rodrigues dos Santos," frisa Zatera. Outros bairros que receberão o fumacê nas próximas semanas são o Conceição, Santa Rita e Fenavinho.  

Os agentes orientam que no momento da pulverização as portas e janelas fiquem abertas para ação do produto. O agente de combate às endemias, Dener Salvador, comentou sobre a ação. “Estamos trabalhando forte no combate ao Aedes aegypti. Nós sempre reforçamos para que a população não deixe materiais que possam acumular água nas redondezas de suas residências. É preciso ter a conscientização para eixar os pátios limpos, e assim evitar o aparecimento do mosquito,” explica o agente. 

Analiz também destacou sobre o serviço e os cuidados que a população deve tomar. “Nós temos realizado ações pelos bairros, em residências, escolas, empresas, além dos mutirões de coletas de lixo em parceria com o meio ambiente. Mesmo com todo esse trabalho, reforço que é essencial termos a consciência para diminuir os locais de proliferação do mosquito, para que ocorra a diminuição da população destes insetos”, 

Locais como terrenos baldios sujos ou depósitos de lixo em vias públicas devem ser denunciados pelo 0800-9796-866.

Sobre o mosquito

O Aedes aegypti tem, em média, menos de 1 centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo. Com hábitos diurnos, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer, o inseto (apenas a fêmea) se alimenta basicamente de sangue humano.

A reprodução acontece em água parada (limpa ou suja), onde os ovos são depositados.

Os principais sintomas da dengue são:

Febre alta (maior que 38.5°C) de início abrupto e que dura entre 2 e 7 dias

Dores musculares intensas

Dor ao movimentar os olhos

Mal-estar

Falta de apetite

Dor de cabeça

Manchas vermelhas no corpo

Ao apresentar os sintomas, é muito importante procurar a Unidade de saúde mais próxima, para diagnóstico e tratamento adequados

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários