13°C 20°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Definidos os candidatos ao Conselho Tutelar em Bento Gonçalves

As eleições acontecerão em outubro deste ano e até esta quarta-feira, 10, é possível fazer impugnações das candidaturas.

09/05/2023 às 11h00 Atualizada em 10/05/2023 às 13h48
Por: Renata Oliveira Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Crédito: Renata Oliveira/NB
Crédito: Renata Oliveira/NB

Estão definidos os 17 candidatos para concorrer as cinco vagas no Conselho Tutelar de Bento Gonçalves em 2023. Os nomes foram divulgados nesta segunda-feira, 08 de maio. 

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) divulgou os nomes dos 17 candidatos habilitados para concorrer as cinco vagas de Conselheiro Tutelar em Bento Gonçalves. Para chegar nesta seleção, os participantes precisaram passar por cinco etapas envolvendo aprovação de documentação, provas escritas e capacitações. 

O presidente da COMDICA, Nadir Zeni, explica um pouco como esses processos funcionaram e como será as eleições para os Conselheiros. "Trata-se de um processo eleitoral similar as eleições convencionais, sendo ele sob responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente que nomeia, entre seus conselheiros, uma Comissão eleitoral responsável por este processo que irá definir através de Editais publicados no Diário Oficial do município todo o regramento do processo, tendo como a base a Lei Municipal 2829/99 e a Resolução do Conanda n° 231/22, pois a votação é apenas uma das etapas necessárias, passando pela análise de documentos, participação em uma capacitação, aprovação em uma prova de conhecimento do ECA, etc," esclarece Zeni. 

Todo o cidadão em dia com suas obrigações eleitorais e devidamente registrado no Tribunal Eleitoral pode participar das eleições dos conselheiros. A votação ocorre no dia 1º de outubro de 2023, das 08h às 17h. "Em breve a Comissão Eleitoral irá divulgar os locais de votação com as referidas seções eleitorais, seguindo o modelo das eleições convencionais," explica Nadir. 

Além disso, qualquer cidadão pode impugnar a candidatura de algum dos 17 nomes selecionados. "Qualquer pessoa pode impugnar a candidatura dos selecionados, desde que seja por escrito e devidamente fundamentada, enviada aos cuidados da Comissão Eleitoral até o dia 10 de maio," destaca o presidente da COMDICA. 

Depois da eleição dos cinco titulares, os demais ficam como suplentes, por ordem descendente da votação (dois mais votado ao menos votado).

O Conselheiro Tutelar desempenha uma função estratégica: zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. A carga horária é de 40 horas semanais e o salário em torno de R$ 3,5 mil.

Confira os candidatos ao Conselho Tutelar de Bento Gonçalves:

01 - Simone Lunelli

02 - Solange Maria Alves Pereira Balestreri

03 - Angelica da Silva Lacerda

04 - Analu Meneghetti Lopes

05 - Silvana Teresinha Lima

06 - Leonides Lavinicki

07 - Bruno da Costa da Rocha

08 - Vera Lúcia Ribeiro Ferreira

09 - Marlene Melotti Pelicioli

10 - Tiago Rubbo

11 - Maria Luiza Pessali

12 - Denise Pereira da Silveira

13 - Tais Dias

14 - Letyelly Monfrini

15 - Márcia Teresinha Policárpio

16 - Denise de Lara da Rosa

17 - Alexandra Ricardo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários