13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Animais domésticos já podem visitar pacientes no hospital

Projeto do vereador Gustavo Sperotto (DEM) teve lei sancionada pelo prefeito Guilherme Pasin. Porém, visitas terão que seguir regras específicas.

18/01/2019 às 12h20 Atualizada em 10/08/2019 às 14h30
Por: Marcelo Dargelio Fonte: DIVULGAÇÃO
Compartilhe:
DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO

A entrada de animais domésticos e de estimação em hospitais públicos, privados, contratados, conveniados e cadastrados no Sistema único de Saúde (SUS) está autorizada em Bento Gonçãlves. O projeto do vereador Gustavo Sperotto (DEM) garante que os animais possam fazer visitas aos pacientes internados em unidades hospitalares, desde que seja feito agendamento prévio com a instituição para que sejam respeitados os critérios definidos pelos estabelecimentos. 

A lei n° 6458 foi sancionada ainda no mês de dezembro pelos prefeito Guilherme Pasin. Porém, a permissão para a entrada de animais nos hospitais deverá atender a algumas regras, tais como laudo veterinário que ateste as boas condições de saúde do animal. Além disso, deverão estar em recipiente ou caixa adequada. No caso de cães e gatos, devem estar em guias presas por coleiras e, se necessário, de enforcador e focinheiras.

presença do animal no ambiente hospitalar se dará mediante a solicitação e autorização do médico responsável pelo paciente. Segundo o vereador Gustavo Felipe Sperotto, muitas pessoas que estavam internadas pediam para ver seus animais, que, às vezes, são considerados verdadeiros membros da família, e foi isso que o motivou a apresentar este projeto. “Eles são estímulos para este ambiente, ajudando não só o paciente, mas também toda a equipe médica. A presença dos animais promove uma quebra na barreira do estresse presente nestes locais”, diz Sperotto.

A lei que regula a entrada em hospitais pretende promover a melhora no quadro de saúde de adultos e crianças que passam por tratamentos. Mundo afora, essa ação já gerou melhoras no quadro de pessoas que passam por tratamentos de saúde severos. No Brasil, cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba também autorizam a entrada dos pets em locais considerados restritos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários