Vem da cidade de Rio Grande, na Região Sul do Estado, a nova Miss Universo Rio Grande do Sul. Maria Eduarda Brechane, de 19 anos, foi eleita de forma unânime pelos jurados na noite deste sábado, 6 de maio. Agora ela representará o estado no concurso Miss Universo Brasil.
A final do concurso ocorreu na noite deste sábado (6), no Centro de Eventos Multi Hall do ParkShopping, em Canoas. Com 21 candidatas, essa foi uma edição histórica do Miss Universo RS. O evento contou com uma nova dinâmica, autorizando mulheres casadas e com filhos a participarem. Além disso, teve sua primeira candidata transgênero da história, Bethina Marcante, da cidade de São Borja.
Todas as candidatas desfilaram em trajes de banho e com roupas de gala. Ao longo do concurso, foram feitas duas eliminatórias. Na primeira, ficaram 12 candidatas e, na segunda eliminação, sobraram 5 candidatas: de Rio Grande, Maria Eduarda Brechane, de Canoas, Jaquiele da Silva; de Passo Fundo, Nicole Alarcony; de São Vicente do Sul, Talita Hartmann e de Taquara, Vitória Liskoski.
Com 19 anos, Maria Eduarda é estudante de jornalismo e poliglota. Ela foi escolhida de forma unânime, recebendo todos os votos dos 10 jurados do concurso. A representante de Rio Grande recebeu a coroa e a faixa pelas mãos de sua antecessora, Alina Furtado. Além de levar a coroa para casa, ela será a representante do Estado na mais relevante competição de beleza da atualidade do país, o Miss Universo Brasil, em data a ser definida.