Amaxofobia ou medo de dirigir pode afetar a vida diária, especialmente desde que muita gente depende dessa atividade para sobreviver. Pode afetar a tal ponto em que a pessoa se recusa a ir às compras, visitar um médico ou mesmo dirigir para o trabalho. Indivíduos com extremo medo de dirigir preferem o transporte público ou pedir carona à amigos ou membros da família. Isso é bom, desde que estas opções estejam disponíveis. No entanto, isso pode não ser o caso, o que afeta a educação do indivíduo, trabalho e outras atividades negativamente.
Existem vários graus de amaxofobia. Alguns indivíduos apenas tem medo de dirigir sobre pontes e estradas, ou determinadas rotas temidas. Alguns são incapazes de passar nos seus exames de direção ou de adquirir uma carteira de habilitação. Alguns até mesmo podem conseguir tirar a habilitação, mas representam um perigo para si, bem como para os outros condutores. Eles podem ter um ataque de pânico enquanto dirigem o carro e congelar a tal ponto em que eles são incapazes de pisar nos freios ou mudar as marchas. Em casos extremos, uma pessoa pode até ter pavor de ser um passageiro no veículo.
Causas do medo de dirigir
- Um indivíduo com fobia de dirigir provavelmente teve uma experiência negativa no passado.
- Ele pode ter sido envolvido em um acidente ou ter testemunhado um particularmente ruim.
- Ter rigorosos instrutores de direção no momento da aprendizagem também pode levar a amaxofobia.
- Ter experimentado uma jornada particularmente perigosa ou assustadora através de neblina, chuva, neve, ou outras condições adversa. Até o susto extremo causado pela aparição de um animal de grande porte na frente do veículo de repente pode causar essa fobia.
- Ver pais ansiosos e em pânico enquanto dirigem o carro pode levar uma criança a ter amaxofobia.
- Brigas de trânsito.
- Estresse devido a congestionamentos de trânsito; estes podem levar o cérebro a desenvolver pânico / resposta de ansiedade cada vez que um fica atrás do volante.
- As pessoas propensas a ataques de ansiedade ou distúrbios nervosos são propensas a desenvolver o medo de dirigir.
- Ouvir ou ler notícias sobre acidentes de trânsito graves ou assistir a filmes que retratam choques de carro violentos podem criar pensamentos negativos sobre a direção de automóveis.
Os sintomas de amaxofobia
Amaxofobia pode levar a vários sintomas que podem ser caracterizadas como emocionais e físicos.
Os sintomas físicos incluem: agitação, tremores, boca seca, rápida frequência cardíaca, respiração superficial, dores no peito, náuseas, mãos suadas etc. Ataque de pânico pode ocorrer cada vez que o indivíduo fica atrás do volante.
Os sintomas emocionais incluem a recusa de dirigir, evitando situações que abrangem condução, se sentir pânico, terror ou extremo pavor apenas pelo pensamento de dirigir. O indivíduo também se sente isolado ou distante da realidade.
Algumas pessoas podem tentar evitar rodovias ou tomar rotas mais longas de modo que eles não tenham que dirigir em estradas perigosas que lhes cause medo. Outros podem entrar em discussões ou brigas com familiares ou usar desculpas quando forçados ou obrigados a dirigir.
Como superar o medo de dirigir
Hipnoterapia é uma das terapias mais eficazes para perder medo de dirigir. Ela chega ao fundo do medo, traça os caminhos pelos quais ele se enraizou, e ajuda a fornecer soluções para superar o mesmo.
Ficar de frente para o seu medo é uma das melhores maneiras de superar amaxofobia. É importante para reduzir a tensão e estresse de qualquer tipo quando ficar atrás do volante. Imaginar situações ideias, ter pensamentos positivos e visualizar-se calmo e tranquilo dirigindo um carro são algumas maneiras de se conseguir isso. A terapia também pode ajudar a reaprender ou ‘desaprender’ coisas negativas que o cérebro ensinou a si mesmo.
Falar sobre os medos, ter aulas de direção defensiva, ou aderir a grupos especiais que ajudam a superar essa fobia são alguns outros métodos de lidar com amaxofobia.
A terapia cognitivo-comportamental e dessensibilização gradual são algumas outras opções para ajudar a superar esta fobia, como inúmeras outras também.
Existem vários tratamentos para superar amaxofobia, mas é vital escolher um com o qual você está mais confortável em conjunto com o conselho de um psicólogo. Entenda que você não está sozinho, e há muitos como você, que têm lidado com esse problema, que é bem comum.
É totalmente possível perder o medo de dirigir definitivamente.
Mín. 14° Máx. 25°