17°C 24°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Bento Gonçalves confirma primeiro caso autóctone de chikungunya

Os casos autóctone são quando a transmissão ocorre no município. A infectada é uma moradora do bairro Conceição.

05/05/2023 às 14h05 Atualizada em 06/05/2023 às 18h49
Por: Renata Oliveira Fonte: Jornal Pioneiro
Compartilhe:
Atualmente três casos de chikungunya já foram confirmados em Bento Gonçalves, sendo dois importados e este autóctone.
Atualmente três casos de chikungunya já foram confirmados em Bento Gonçalves, sendo dois importados e este autóctone.

Bento Gonçalves acaba de confirmar o primeiro caso autóctone (quando a transmissão ocorre no município) de chikungunya nesta quinta-feira, 04 de maio. A infectada foi uma mulher, de 62 anos, moradora do bairro Conceição, que apresentou sintomas no dia 11 de abril. Mais dois casos da doença já foram confirmados na cidade, mas estes de pessoas que se contaminaram em outros locais. 

De acordo com as informações do coordenador de vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, José da Rosa, a mulher procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H) de Bento Gonçalves  com febre, mialgia, cefaleia, dor orbital (atrás dos olhos) e artralgia intensa (nas articulações). Ela fez o exame que confirmou o diagnóstico.

Ainda conforme a vigilância, a mulher está bem e em casa. Atualmente três casos de chikungunya já foram confirmados em Bento Gonçalves, sendo dois importados e este autóctone (quando a transmissão ocorre no município). A doença é causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo que também transmite a dengue.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários