O Departamento do Livro, Leitura e Literatura da Secretaria da Cultura (Sedac) lança nesta quinta (4/5) duas pesquisas: uma direcionada a trabalhadores de bibliotecas públicas e outra para trabalhadores de feiras do livro. O objetivo é mapear a estrutura e as demandas desses setores e, a partir do diagnóstico, auxiliar a elaboração de políticas públicas voltadas às instituições e aos eventos.
“São perguntas básicas, mas muito importantes para conhecermos a realidade desses espaços. Só assim vamos poder implementar ações, programas e eventos em prol do fortalecimento das bibliotecas municipais, para que elas cumpram seu papel de promover a leitura e a cultura do livro para as populações locais”, afirma a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas, Ana Maria de Souza.
Para a diretora do Instituto Estadual do Livro, Patrícia Langlois, a pesquisa contribui para que a Sedac conheça em que condições as feiras do livro acontecem, quais são as fontes de financiamento e quais são as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores. Com base nas informações, será possível propor melhorias nas estruturas física e organizacional dos eventos.
Links para as pesquisas
Os questionários são direcionados exclusivamente para funcionários e trabalhadores de bibliotecas e feiras do livro. O prazo para preenchimento vai até 4 de junho.
Formulário sobre o Diagnóstico das Bibliotecas Públicas Municipais do Rio Grande do Sul
Formulário para a pesquisa sobre o Sistema de Indicadores das Feiras do Livro do Rio Grande do Sul
Texto: Sara Goldschmidt/Ascom Sedac
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom