Seguindo a Lei Lucas, nº 13722 de outubro de 2018, que determina a obrigatoriedade do oferecimento de cursos em noções básicas de primeiros socorros a professores e funcionários das escolas públicas e privadas, a Prefeitura de Bento Gonçalves já capacitou mais de 400 profissionais desde o início do ano. Novas turmas serão abertas na metade de maio.
Os momentos sobre noções básicas de primeiros socorros são organizados pela Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através da equipe do SAMU, abordando questões para identificar e agir previamente em emergências, até que o suporte médico especializado chegue ao local.
Desde janeiro, o curso está sendo ofertado e foram contemplados 365 Auxiliares de Educação Infantil. No mês de fevereiro, o curso foi ofertado aos motoristas e monitores do Transporte Escolar e no mês de abril, foram contemplados 42 profissionais.
Já no mês de maio, serão ofertados mais três momentos de formação. No dia 24, o momento será direcionado para as equipes diretivas das escolas municipais infantis, e no dia 25, para as equipes das escolas de ensino fundamental, priorizando em cada momento, as especificidades de cada faixa etária. E, no momento do dia 30, serão contemplados professores ou funcionários que não tenham participado de nenhuma edição desse curso, ou que o tenham realizado há mais de um ano.
“Eu acho importante porque já tivemos várias situações, pessoalmente presenciei e ouvi relatos de colegas, de crianças que se engasgaram ou até mesmo professores que passaram mal, tiveram uma queda de pressão. E na hora é muito importante ter o preparo, pois podemos evitar uma situação que não venha a ficar uma situação grave, uma fatalidade. Podemos evitar isso por meio dos primeiros socorros”, ressalta a professora Denise Cimadon.
Para Renan dos Santos, instrutor de informática na EMEF Maria Borges Frota, “o curso tem uma importância porque a saúde pública anda junto com a educação. E cada vez mais temos que ter um olhar humano dentro da pedagogia. Esse conhecimento que estamos tendo no curso é imprescindível”.
A Secretária de Educação Adriane Zorzi destaca que é necessário ter o curso de forma contínua. “Quando falamos em segurança nas escolas, precisamos estar preparados para qualquer emergência. Capacitações como esta, para estarmos preparados a salvar vidas e prevenir acidentes são de suma importância, por isso faz-se necessária a continuidade destes encontros, para que todos os profissionais possam participar e sentirem-se mais seguros quando necessária alguma intervenção.”