Internacional Violência
Adolescente mata nove pessoas dentro de escola na Sérvia
A tragédia ocorreu nesta quarta-feira, 03 de maio, na cidade de Belgrado. Outras seis crianças e um professor ficaram feridos.
03/05/2023 14h52 Atualizada há 2 anos
Por: Renata Oliveira Fonte: G1/CNN Brasil
Policiais escoltam suposto autor de ataque em escola em Belgrado. Crédito: Oliver Bunic/AFP

Um adolescente, de 14 anos, abriu fogo em uma escola de Belgrado, na Sérvia, nesta quarta-feira, 03 de maio, e matou oito estudantes e um segurança. As informações são do Portal G1 e CNN Brasil. 

Segundo a polícia local, o atirador, do sétimo ano, tem cerca de 14 anos e foi preso. Ele entrou em uma sala de aula e atirou primeiro em um professor, que ficou ferido. Na sequência abriu fogo contra os alunos, ainda de acordo com autoridades da capital serva. O colégio onde ocorreu o tiroteio é a escola primária Vladislav RIbnikar, e fica bairro de Vracar, no centro da cidade.

Outras seis crianças, além do professor estão hospitalizados, de acordo com o Ministério do Interio do país. "Vi crianças correndo para fora da escola, gritando. Os pais vieram, eles estavam em pânico. Mais tarde, ouvi três tiros", disse uma aluna de uma escola ao lado da Vladislav Ribnikar à TV estatal RTS.

 

Continua após a publicidade

Milan Milosevic, pai de outra aluna, contou à rede local N1 que sua filha estava na sala onde o criminoso abriu fogo, mas conseguiu escapar antes de o atirador começar a abrir fogo. "Ela disse que (o menino) atirou primeiro contra o professor e depois começou a disparar deliberadamente", relatou.

Em comunicado, a polícia disse ainda que há mais pessoas hospitalizadas e que uma investigação foi aberta. Tiroteios em massa são raros na Sérvia, que tem leis de armas muito rígidas. Mas ainda há um forte mercado paralelo de armas cladestinas no país, que são resquício de conflitos locais na década de 1990, como a guerra da Bósnia, em 1992.

Suspeito ligou para a polícia

Continua após a publicidade

O suspeito do crime chamou a polícia pessoalmente, disse o chefe da polícia de Belgrado, Veselin Milić, em entrevista à imprensa na quarta-feira.

Quando chamou a polícia, o suspeito contou o que fez e esperou no pátio da escola para ser preso, disse Milić.