Após o vice-campeonato amazonense pela equipe do Manauara-AM, o técnico Cristian de Souza está de volta ao futebol gaúcho, desta vez para comandar o Esporte Clube São Luiz, de Ijuí. O treinador, natural de Quaraí, mas que iniciou sua carreira em Bento Gonçalves, onde também tem sua moradia fixa, terá a missão de comandar o Alvirrubro na disputa da Copa FGF - Rei Pelé.
Cristian fez história no estadual do Amazonas ao alcançar a final com a jovem equipe do Manauara, que foi fundada em 2020. Com apenas duas derrotas na competição estadual, o time foi superado pelo Amazonas, time de Série C do Campeonato Brasileiro, na decisão pelo título. O treinador ajudou o clube a conquistar as vagas para a Copa Verde, Copa do Brasil e Série D do próximo ano.
Após a grande campanha no Manauara, Cristian de Souza recebeu propostas da Tuna Luso-PA e do São Luiz. O projeto do time de Ijuí o agradou e acertou com o time gaúcho para o decorrer de 2023. "É o atual campeão da copinha, vem se mantendo na primeira divisão há anos, e quando pintou o convite, numa ideia de seguimento de trabalho, um ano de contrato, pensando já no Campeonato Gaúcho, de pronto comecei a analisar e aceitei o convite", afirma.
O técnico afirmou que já conhece os demais membros da comissão técnica do São Luiz, que são permanentes da casa, sendo que dois deles já haviam trabalhado com Cristian de Souza nas categorias de base do Grêmio, o que também pesou na escolha pelo clube gaúcho.
Conforme o treinador, o grupo do São Luiz não contará com nenhum atleta remanescente do Campeonato Gaúcho. Embora não tenha nenhum jogador contratado até o momento, a pré-temporada da equipe deverá iniciar na próxima semana com um grupo reduzido. "O grupo vai ser montado do zero e será um desafio maior. Vai ser uma realidade diferente para o São Luiz, mas esperamos que possamos montar um grupo bem equilibrado e forte, pois a cobrança também será forte, pois o clube é o atual campeão", explica.
O São Luiz está no grupo B da Copa FGF - Rei Pelé, ao lado de Passo Fundo, União Frederiquense e Juventude. A competição tem início previsto para o dia 14 de junho.