13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Governador recebe estudantes de Bagé premiados pela Nasa

Os quatro estudantes da rede estadual que conquistaram o 3º lugar em uma competição da National Aeronautics and Space Administration (Nasa) foram r...

02/05/2023 às 20h35
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS
Compartilhe:
Alunos construíram um protótipo rover, veículo robótico utilizado na exploração espacial, e foram premiados nos Estados Unidos -Foto: Maurício Tonetto/Secom
Alunos construíram um protótipo rover, veículo robótico utilizado na exploração espacial, e foram premiados nos Estados Unidos -Foto: Maurício Tonetto/Secom

Os quatro estudantes da rede estadual que conquistaram o 3º lugar em uma competição da National Aeronautics and Space Administration (Nasa) foram recebidos pelo governador Eduardo Leite no Palácio Piratini, nesta terça-feira (2/5).

Sofia Quadros, Bernardo Freitas, Carlos Eduardo Munhoz e Isabélli Marques, alunos de Mecânica da Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido, de Bagé, construíram um protótipo rover, um veículo robótico utilizado na exploração espacial. Com o projeto, foram premiados no desafio Human Exploration Rover Challenge (Herc), que ocorreu na cidade de Huntsville, nos Estados Unidos, em abril.

A disputa incentiva estudantes de todo o mundo a projetar, construir e testar tecnologias de exploração espacial. Os estudantes da Campanha gaúcha foram os únicos brasileiros a participar do desafio e tiveram as despesas da viagem custeadas pelo Estado. Eles competiram com mais de 60 equipes de 30 países.

Acompanhados da secretária da Educação, Raquel Teixeira, os jovens chegaram ao Palácio Piratini na tarde desta terça-feira, ansiosos pelo encontro com Leite. A visita ao governador foi mais um reconhecimento pela conquista dos estudantes, que foram recebidos em Bagé com festa e desfile no caminhão do Corpo de Bombeiros ao retornarem dos Estados Unidos, na semana passada.

Em uma conversa descontraída no gabinete do governador, os estudantes contaram sobre a experiência na Nasa e sobre suas expectativas para o futuro. Leite disse que o Estado está ao lado dos alunos da rede que tenham o mesmo interesse e dedicação dos quatro bageenses.  “O Estado está pronto para ajudar os alunos que se esforçam e desenvolvem projetos de qualidade. Quem tiver um projeto que faça sentido, o governo vai apoiar. O exemplo está aqui e vocês já são uma inspiração para outros jovens”, afirmou.

A secretária Raquel disse que a pasta vai organizar uma comissão para avaliação da qualidade das competições e dos projetos de alunos que queiram buscar apoio do Estado e conquistar experiências como a dos alunos que foram à Nasa. “Quem for aprovado em uma competição de qualidade, seja nacional ou internacional, vai poder receber apoio do Estado”, destacou Raquel. “Se esses alunos não tivessem o apoio, eles não teriam conseguido ir até lá. E eles foram e voltaram com uma conquista. É o tipo de oportunidade que o Estado tem que dar para os seus alunos.”

Sofia, Carlos Eduardo, Isabélli e Bernardo são alunos de Mecânica da Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido, de Bagé -Foto: Maurício Tonetto/Secom
Sofia, Carlos Eduardo, Isabélli e Bernardo são alunos de Mecânica da Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido, de Bagé -Foto: Maurício Tonetto/Secom

Os alunos de Bagé contaram que não esperavam ir tão longe com o Robotchê, como o rover foi chamado. Isabélli, que inscreveu o grupo na competição, disse que outros protótipos, mais sofisticados, tiveram problemas que o veículo construído pelo grupo brasileiro não teve. “Lá vimos rovers de todos os tipos, alguns pareciam muito mais tecnológicos. Mas o objetivo do nosso era ser compacto, simples e funcionar. E ele foi muito melhor do que esperávamos”, contou.

Ela também destacou a troca de conhecimentos e de experiências como um ponto alto da viagem. “Ficamos em terceiro lugar, mas, estando na Nasa e vendo outros rovers, aprendemos sobre o que podemos melhorar”, observou.

Sofia comentou sobre os aprendizados que o contato com outras culturas proporcionou durante a experiência, além dos momentos divertidos. “Foi uma experiência incrível. Conhecemos gente do mundo todo, aprendemos muito. Os engenheiros da Nasa tomaram até mate com a gente”, lembrou.

Durante o encontro no Palácio, o grupo de Bagé ainda conversou sobre futuro e expectativas. Carlos Eduardo e Bernardo contaram que pretendem seguir os estudos na área de engenharia. Sofia planeja cursar Medicina. Isabélli, que sonha ser astronauta desde criança, disse que vai buscar a realização desse desejo por meio da formação em engenharia aeroespacial.

O governador aproveitou a recepção aos estudantes para fazer um convite ao grupo: participar da inauguração, no dia 10 de maio, do Space Adventure, parque temático da Nasa em Canela. O evento contará com a presença do astronauta Charles Duke, um dos homens que pisou na Lua.

Isabélli celebrou mais essa oportunidade. “O governador é muito gente boa e nos convidou para participar. Essa é outra porta aberta na nossa vida e fico muito feliz por conhecer pessoas assim, que nos abrem portas para seguirmos nossos sonhos. Tenho expectativas altas porque gosto de sonhar, e isso já nos levou até para a Nasa”, pontuou.

Texto: Thamíris Mondin/Secom
Edição: Camila Cargnelutti/Secom

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários