As reclamações referentes a demora para conseguir uma consulta médica no sistema de saúde público não ocorre apenas em Bento Gonçalves, mas em todo o país. Porém, na Capital do Vinho, mais de seis mil bento-gonçalvenses já faltaram seus atendimentos nos dias marcados somente nos quatro primeiros meses de 2023. O descaso com o atendimento médico faz com que milhares de pessoas não tenham a oportunidade de conseguir ajuda médica.
Conforme as informações do secretário de saúde de Bento Gonçalves, Gilberto Júnior, as Unidades Básicas de Saúde de Bento Gonçalves contam com um médico generalista (também chamado de Médico da Família ou apenas clínico-geral) que, em casos necessários, encaminha o paciente para especialistas que a própria rede municipal oferece ou até mesmo encaminha para a rede privada, em uma operação chamada de “serviços comprados”, onde associados particulares atendem pacientes do SUS. Com isso, o processo até a chegada do dia da consulta pode demorar, mas é preciso que o interessado compareça no dia marcado. Contudo, o que está acontecendo em Bento Gonçalves é um pouco preocupante.
Segundo os dados fornecidos pelo secretário de saúde, apenas de 1º de janeiro a 20 de abril, 6.081 pessoas faltaram suas consultas nas unidades de saúde e em especialistas sem avisar. O secretário explica que cada paciente que não comparece à consulta, “sequestra” a vaga de outros três pacientes, totalizando mais de 18 mil pessoas perdendo uma oportunidade de conseguir ajuda. “É importantíssimo frisar que cada pessoa que não comparece na sua consulta acaba sequestrando três vagas da rede pública. A primeira vaga perdida é a que o paciente agendou e não compareceu. A segunda perdida é a vaga que a unidade poderia ter encaixado outro paciente, caso o ausente tivesse comunicado a UBS a tempo de procurar outra pessoa (pessoas que cancelaram sua vaga a tempo de a unidade encaixar outro paciente no horário não estão contempladas nesse indicador específico de faltantes). A terceira vaga sequestrada é a vaga que o ausente vai usar para retornar para a unidade,” esclarece o secretário de saúde Gilberto Júnior.
Um dos movimentos que a Secretaria Municipal de Saúde realizou para diminuir as faltas nas consultas foi a distribuição de fichas de agendamento nas unidades. “Para evitarmos a questão das faltas dos pacientes, disponibilizamos as fichas agendadas que são essenciais para pacientes com comorbidades e pacientes que necessitam do atendimento,” destaca o secretário.
Nos últimos meses, com a chegada das baixas temperaturas, a Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) está cada vez mais cheia e por isso, no início de abril, a secretaria também liberou o atendimento diretamente nas UBS’s, disponibilizando 12 fichas por dia (sendo seis de manhã e seis de tarde). “Essa ação, além de evitar que o paciente tenha o transtorno de se deslocar até a UPA – que é um serviço de URGÊNCIA E EMERGÊNCIA – esse paciente com sintomas leves é atendido em sua unidade, próximo de sua casa,” destaca Gilberto Junior.
A reportagem do NB também questionou a relação entre o prejuízo que esses pacientes faltantes geram para o município, entretanto, o secretário de saúde relata que as consultas são por hora trabalhada e não pelo serviço em si. “Nas unidades de saúde, a métrica do custo financeiro com pessoal não se dá por consulta, mas sim por hora trabalhada. Para um paciente ser devidamente atendido, a unidade precisa pelo menos de um administrativo, um técnico de enfermagem, um enfermeiro e o médico clínico-geral. E essa mesma equipe trabalha públicos diferentes em dias diferentes. No turno de atender gestante na unidade são realizadas duas consultas por hora, turno de atender idosos, hipertensos e diabéticos são realizadas três consultas por hora, já turno de público EMgeral são quatro consultas por hora, todas essas consultas com o mesmo custo/hora por profissional,” informou o secretário.
Além disso, o secretário frisa que é importante que o paciente saiba como a UBS de seu bairro funciona para evitar perda de tempo ou gerar algum estresse. “Cada unidade monta seu cronograma de atendimento de acordo com a realidade de sua região, bairro com mais idoso pode reservar mais espaço na sua agenda para esse público específico, assim como regiões com poucas gestantes, também podem reduzir essas vagas específicas, por isso é sempre muito importante informar-se na unidade que você é referenciado como ela opera, pois, as agendas sempre serão diferentes de unidade para unidade,” destacou Júnior.
Finalizando, Gilberto Junior comenta como é essencial que o paciente avise se não conseguirá ir no atendimento para que outras pessoas tenham a oportunidade de se consultar e melhorar a própria vida. “Ao mesmo tempo que o setor público trabalha em diferentes modalidades para prestar o atendimento imediato ao paciente que necessita do serviço, nós esperamos a responsabilidade do cidadão com a sua consulta agendada, não comunicar a ida ao atendimento agendado, é tirar a oportunidade de outro pacientes ter seu problema de saúde resolvido. Precisamos da empatia da população para entender que temos responsabilidades perante ao Sistema Único de Saúde e que podemos salvar a vida de muitas pessoas se todos fizerem sua parte,” finalizou o secretário.
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