A equipe sub-20 do Esportivo intensificou os trabalhos dentro das quatro linhas nos últimos dias visando à preparação para a disputa do Gauchão A2 Sub-20 de 2023. Em seu primeiro amistoso preparatório, o time alviazul foi superado pelo Caxias, que vai participar do Gauchão A1, pelo placar de 2 a 0, nesta quinta-feira (27), no Estádio Montanha dos Vinhedos.
Na etapa inicial, o Esportivo criou boas oportunidades para abrir o placar, mas pecou na finalização. O Caxias também chegou ao ataque com perigo. Em uma das chances, o goleiro Cauã saiu do gol para afastar a bola e Luis aproveitou para encobrir o jogador alviazul em finalização do meio de campo, 1 a 0.
No segundo tempo, o time de Bento Gonçalves dominou as ações da partida e empilhou oportunidades para balançar as redes, sobretudo com Cassiano e Garcia. O qual perdeu a principal chance do Esportivo, finalizando por cima do gol após fitar a defesa na grande área. O técnico Marcelo Nunes aproveitou para testar praticamente todo o plantel na ocasião. Apesar de ter o controle da partida, foi o Caxias que conseguiu marcar, ampliando a vantagem no último lance do jogo.
O Esportivo entrou em campo com Cauã, Lourran, Gabriel, Caio e André; Dalessandro, Marcelo e Kevin; Cassiano, Paludo e Samuel. Entraram na etapa final García, Locatelli, André (goleiro) e Venites.
“Hoje vimos muitas coisas boas, vimos coisas ruins também, vamos tentar melhorar, tentar evoluir nessas questões, principalmente na boal aérea defensiva. Gostei que minha equipe criou muito. Falta ainda um ajuste na finalização, mas isso só o trabalho do dia a dia que vai nos dar resultado”, avalia o técnico alviazul.
O grupo é formado majoritariamente por atletas da região e de Bento Gonçalves, sendo grande parte dos jogadores que já vinham atuando na base alviazul e que, inclusive, já trabalharam com o treinador Marcelo Nunes. “Facilita e nos dá uma satisfação pessoal, pois temos meninos que acompanhamos desde a sub-13 e sub-14. É um trabalho a longo prazo. Além disso temos meninos que estão voltando para o clube e isso cria uma identidade e começam a ter amor pela camisa”, detalha.
O Esportivo está no grupo 1 do Gauchão A2, ao lado do Atlético Carazinho, Elite, de Santo Ângelo, Santo Ângelo, Marau, Safurfa, de Marau, e Tupi, de Crissiumal. Já na chave 2 estão o Real SC, de Capão da Canoa, Nacional, de São Leopoldo, Sapucaiense, de Sapucaia do Sul, Novo Horizonte, de Esteio, São Paulo, de Rio Grande, São Gabriel e Igrejinha.
No entanto, a composição das chaves deve sofrer alterações, uma vez que o Santo Ângelo desistiu da competição estadual. A fase classificatória será disputada em turno único. As quartas de final, semifinais e finais serão disputadas em jogos de ida e volta. Os finalistas, além de brigar pelo título, vão garantir o acesso para o Gauchão A1 Sub-20 2024.