Turismo Turismo
Viagens corporativas têm o melhor mês de março da história, com aumento de 44% no faturamento
Ganho no período foi de R$ 1,2 bilhão. Dados da Abracorp também apontam que viagens a lazer cresceram 118%
27/04/2023 16h35
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Ministério do Turismo
Crédito: Freepik

O segmento turístico emplacou mais uma conquista em 2023. Dessa vez, no setor de viagens corporativas, que teve março de 2023 como um mês histórico, resultando em um faturamento de R$ 1,28 bilhão, 44% a mais se comparado aos R$ 890 milhões conquistados no mesmo período de 2019, ano que antecedeu a pandemia de Covid-19. O aumento foi divulgado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), e levou em conta 11 segmentos que se relacionam com o turismo (cruzeiros, transporte ferroviário, hotéis, locação de veículos, pacotes de viagens/lazer, transporte rodoviário, seguro viagem, serviços aéreos, transfer, vistos e docs, e demais serviços).

O faturamento positivo de março ocorreu especialmente graças ao desempenho de serviços aéreos, que angariaram R$ 820 milhões no mês, 42% acima do mesmo período em 2019. Estes mesmos serviços foram responsáveis por 64% de todo o volume dos 11 setores analisados. De acordo com a Abracorp, o setor apresentou uma melhora na qualidade, com poltronas confortáveis, wi-fi e serviço de bordo.

"Os resultados alcançados pelo segmento de viagens corporativas demonstram a potência do setor de turismo como mola propulsora da economia do nosso país, gerando emprego e renda para os brasileiros”, afirma a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

O aumento dos números também foi percebido no setor rodoviário, que continua em curva ascendente (+514%), sendo a maior variação entre os setores analisados. Os dados se devem à alta das tarifas aéreas domésticas e à mudança de comportamento do viajante corporativo, especialmente para os trechos mais curtos.

Continua após a publicidade

O setor hoteleiro foi outro que se destacou no mês de março, com faturamento de R$ 323 milhões, sendo esse valor 48% acima do registrado no mesmo período em 2019. O setor apresentou maior volume de transações (+20%) e de faturamento (+54%).

“Para termos uma ideia, nenhum mês de 2019 registrou um volume tão representativo assim. Todos esses indicadores mostram que o mercado corporativo está aquecido, não só com as tradicionais viagens corporativas, mas também com os eventos que retornam em alta velocidade”, explica o presidente executivo da Abracorp, Gervasio Tanabe.

MELHOR QUE EM 2022– Os dados também comprovam um aumento do faturamento de 2023 em relação ao ano passado. Em janeiro de 2023, os ganhos em viagens corporativas foram de quase R$ 983 milhões frente aos R$ 472 milhões do mesmo período em 2022. Já fevereiro de 2023 trouxe um aumento de R$ 394 mil a mais que em fevereiro de 2022: foram R$ 908 milhões em fevereiro deste ano contra R$ 514 milhões faturados no mesmo mês em 2022.

Continua após a publicidade

LAZER– Além disso, os resultados divulgados pela Abracorp apontaram relevância no turismo de lazer, este tendo alta de 118% em relação a março de 2019 no quesito pacotes de Viagens/Lazer. O segmento angariou, no mês 3 deste ano, R$ 24 milhões para o turismo nacional. “Esse é um ótimo sinal, pois o segmento está atrelado à realização de eventos corporativos, feiras, congressos e convenções, que estavam represados por muitos anos e estão retornando paulatinamente”, finaliza Tanabe.