Depois de Bento Gonçalves registrar a primeira morte por Dengue no Estado, a Secretaria da Saúde (SMS), através do trabalho dos agentes de endemias do município, intensificaram as ações de combate e estão aplicando o fumacê nos bairros e realizando visitas em espaços públicos, residências, empresas, dentre outros locais com possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Até o momento foram encontrados mais de 120 focos e registrados 47 casos da doença.
Nesta segunda e terça-feira, 24 e 25, as equipes realizaram a aplicação do fumacê no bairro Vila Nova e estão fazendo em outros locais onde foram registrados casos de dengue. Antes da ação, a população foi avisada sobre a importância de ficarem dentro de casa, longe do pátio de suas residências.
A médica veterinária da Vigilância Ambiental, Analiz Zattera, também destacou sobre o serviço e os cuidados que a população deve tomar. “A gente sempre reforça o quão importante é limparmos os vasos e qualquer utensílio que possa ser um acumulador de água. Depois que uma região se torna infestada dificilmente será possível erradicar o mosquito, porém devemos diminuir os locais de proliferação para que assim ocorra a diminuição da população destes insetos”.
Locais como terrenos baldios sujos ou depósitos de lixo em vias públicas devem ser denunciados pelo 0800-9796-866.
Sobre o mosquito
O Aedes aegypti tem em média, menos de 1 centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo. Com hábitos diurnos, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer, o inseto (apenas a fêmea) se alimenta basicamente de sangue humano.
A reprodução acontece em água parada (limpa ou suja), onde os ovos são depositados.
Os principais sintomas da dengue são:
Febre alta (maior que 38.5°C) de início abrupto e que dura entre 2 e 7 dias
Dores musculares intensas
Dor ao movimentar os olhos
Mal-estar
Falta de apetite
Dor de cabeça
Manchas vermelhas no corpo
Ao apresentar os sintomas, é muito importante procurar a Unidade de saúde mais próxima, para diagnóstico e tratamento adequados.
Mín. 17° Máx. 27°